Conecte-se conosco

Últimas Notícias

A prova de que errar é preciso, desta vez… para aprendizado

Publicado em

E essência do blog…

Diferentemente do blogger, joomla, facebook e outras plataformas de gerenciamento de conteúdo grátis ou redes sociais similares, este blog foi criado na RevistaAz afim de trabalhar, discutir, criticar e informar aos leitores e simpatizantes do nosso querido site e aos que não vê a opinião formada sobre tudo nas referidas matérias que também desenvolvo no decorrer de cada categoria posta da home do portal.

O início de uma boa conversa…

Iniciarei uma boa discussão e minhas sinceras opiniões formadas a partir do meu cotidiano e as pessoas nos quais das redes sociais cercam.

Comentários no Facebook…

Recentemente me deparei com um comentário constrangedor de um leitor indignado com minha postagem, provavelmente mal interpretada aqui no blog da RevistaAz. Trata-se de algumas colocações postas por mim sobre algo relacionado à política esperantinense, com referencia a um site de nossa cidade que postou a matéria, consequentemente comentada por mim aqui na coluna. A indignação só não foi para nas Trend’s porque não era no twitter, mas, que foi bem comentada… Sim, foi…!

A gramática aplicada…

Quando li a referida matéria no site da cidade, que prefiro não citar o nome, apensar de o proprietário ser parceiro da revista e até uma amizade bem sucedida. O fato é que minha empolgação foi tão grande, que esqueci de editar o texto em um dos meus offices, culminando um erro fatal no português.

Na atualidade, só quem não é salvo pelo gongo, são os professores na área, doutorados na área ou mesmo aqueles que se preocupam em usar benignamente da norma culta para não haver constrangimentos e não precisarem de corretores ortográficos para desenvolver seus bem-sucedidos trabalhos acadêmicos, facultativos e universitários, fato este que acabou acarretando uma colocação, no entanto indiscreta de um usuário do Facebook em uma menção direcionada a mim sobre o erro.

Li, reli, analisei minunciosamente o pequeno texto e realmente detectei uma infração que não é (inflação) ao trocar o “SS”, por “Ç e/ou C” que logo foi corrigido.

Enquanto isso, no facebook, um bombardeio de comentários direcionados a minha pessoa, caso este, se fosse em público, eu choraria de desgosto, pois sou um rapaz sensível. O fato, amigos, rendeu quase 50 comentários e quem teve a oportunidade de me deixar cabisbaixo, conseguiu…, beleza, tudo bem…, mas conseguiu naquele momento onde me encontrava “num mato sem cachorro”.

A opinião bipolar sobre tudo…

Para criticar todos nós sabemos e sabemos fazer muito bem, mas quando se trata de algo envolvendo sua pessoa, nada seria um mar de rosas, não é verdade…?

Quando falo de opinião bipolar, interprete do jeito que você quiser, mas, é uma das formas mais singulares usadas com frequência por muitos esperantinenses ao concordar e discordar ao mesmo tempo em comentários de sites, blogs e redes sociais, ou similares, tipo… “uma Maria vai com as outras”, mas é verídico. Isso ocorre com mais intensidade quando tratamos do termo (Politica Esperantina)

A prova de que um erro justifica o outro…

Ainda falando sobre os comentários do facebook, fui forçado em ultima instancia a revelar no submundo da blogosfera, se realmente um erro justifica o outro:

Jesus disse: “Quem nunca errou que atire a primeira pedra”

Na internet é similar. Verifiquei alguns blogs e portais de Esperantina e inocentemente detectei alguns erros em nossa gramática e ortografia aplicada, até mesmo em concordâncias verbais, nominais e orações subordinadas e nem por isso fique aflito ou incomodado, pois a comunicação é de grande valia.

Em resposta às indagações do facebook, falei: “Se justificar de um erro com aquela frase, “mas ele fez isso pra mim”, me soa como covardia de assumir o próprio erro.” Em sequencia: “Há erros que tem a sua justificação com base no erro de alguém… pode parecer falha de caráter, mas é acima de tudo o exercício de compreensão do que nos levou a errar”.
Acho que me chamaram de louco e a interpretação mais sórdida possível foi de que alguém pode errar quantas vezes quiser e pode se justificar quando fulano, sicrano e beltrano erram da mesma forma, ou pior se for o caso. Vai entender…???

Visitei a cova dos leões…

Humildade, caráter e profissionalismo foram citados. Em resposta: “Nunca perdi a essência da minha educação e humildade, mesmo que ELA tem sido convertida da ROÇA, do CARNAUBAL, da OLARIA, do COCAL de coco babaçu… para agora, ESTUDANTE, APRENDIZ… HONESTO e trabalhador…”.

Fui criado na roça e não escondo minhas origens…

Não faço comunicação em Esperantina por diversão, chacota, especulação, picuinha e/ou por dinheiro. A comunicação está no meu sangue. Sou radialista há quase 3 anos fluentemente e meus trabalhos desenvolvidos neste site, são bem aplaudidos por muitos amigos e simpatizantes. Isso que me traz força e afeto ao jornalismo que futuramente pretendo me formar, para calar muitas mentes maliciosas neste mundão a fora. E não preciso me “escorar” na desgraça ou glória de políticos para conseguir “estatus jornalístico” na sociedade.

Faço o que faço, lê quem quer, critica quem sabe, pois discutir abobrinhas sem sentidos não é de grande valia.

Lembretes…

Além dos recentes projetos na RevistaAz como: vídeo-reportagens, áudio-reportagens, blog… Venho aqui em breve lançar mais dois projetos que darão mais conteúdo ao nosso querido site que chega diariamente a quase 5 mil acessos. Fruto de minhas ideias que sempre deram certo e nunca foram “febres remediáveis”.

Para o efeito de compreensão ao texto acima, veja no facebook a discursão que gerou este prognóstico gramatical que é mais inevitável do que menstruação: http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=256201421085068&id=100000856360224¬if_t=comment_mention Se estiver faltando alguns ou menos de 50 comentários. Alguém deferiu a opinião bipolar e apagou o comentário.

E para tudo isso que escrevi, tenho um enorme prazer de informar aos leitores que este texto foi escrito no mais atual “office” com correção ortográfica atualizada. Tomara que não achem nenhum erro… rsrsrs…!

Sugestões: [email protected]

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana