Conecte-se conosco

Notícias

A influência do ambiente no pequeno negócio

Publicado em

Vamos classificar como ambiente externo o que acontece fora dos portões da empresa, mas que interferem diretamente no seu funcionamento. Esta interferência pode ser negativa e colocar em risco o empreendimento, talvez até levá-lo à falência. Por outro lado estes acontecimentos externos podem ser positivos e impulsioná-lo a buscar recursos para o crescimento no mercado. Estes recursos podem ser: conhecimento, pessoas, tecnologia, novos produtos ou dinheiro.

O primeiro dos fatores externos é o econômico. Quanto a este fator não há nada que possa ser feito por você exceto estar sempre em estado de alerta. São fatores ligados a situação econômica do país, do seu estado ou do seu município: Aumento ou decréscimo da renda familiar, Índice de inadimplência, Variação das taxas de juros, Variação do PIB, entre outros. É sempre importante analisar estes indicadores e medir os seus impactos no seu negócio. Agir antes de forçado pelas circunstâncias.

Mudanças no mercado estão ligadas ao que acontece no seu ramo de atividade. Neste ambiente encontramos concorrentes, fornecedores, novos produtos, novas tecnologias, comunicação e todos os atores ou ferramenta de mercado que podem influenciar o seu negócio. Um novo produto, lançado por um concorrente pode afetar diretamente o conceito de consumo de produtos ligados ao seu negócio. É preciso estar munido de informações atualizadas sobre possíveis mudanças que impactam seu negócio e fazer as adaptações necessárias para garantir sua permanência e crescimento no mercado.

O comportamento do consumidor também influencia o negócio. O caso mais claro é o varejo de confecções. É necessário estar sempre atualizado com as tendências de moda, estar atento ao comportamento das pessoas e seus hábitos de compra. Conhecer seu público-alvo é indispensável: Renda, Sexo, Idade, Acesso à informação e Estilo de vida.

Entender estes fatores que influenciam o pequeno negócio pode explicar, em parte, porque algumas empresas têm sucesso e outras não. Designe uma parte do seu expediente de trabalho para pensar se a movimentação do ambiente vem ao encontro do que você planeja para o seu empreendimento. Quem apaga incêndio não tem tempo de ganhar dinheiro e perpetuar o negócio.

Autor: Marco Antônio Murara
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana