Conecte-se conosco

Política

210 prefeitos eleitos em 2008 tiveram os mandatos cassados

Publicado em

Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios mostra que 483 prefeitos deixaram o cargo antes do fim do mandato, a maior parte cassados, por corrupção ou crime eleitoral.

Um número considerável de prefeitos vem sendo cassado por crimes de improbidade administrativa ou por conta de infrações relacionadas à legislação eleitoral, principalmente por compra devotos nas eleições. É o que constata pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

De acordo com apesquisa, dos 5.563 prefeitos que foram eleitos em 2008, 383 nãoestão mais no exercício do mandato. E a maior parte deles – nadamenos que 210 – foram cassados. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a pesquisa aponta para uma necessidade de discutir eexigir dos prefeitos mecanismos mais rigorosos de controle da suagestão e de prevenção de eventuais irregularidades. Ziulkoski,porém, deixa aberta a possibilidade de um rigor maior da Justiçasobre os prefeitos em comparação com os demais gestores, nos estados e na administração federal. “O que vale para os prefeitosprecisa valer também para os demais entes”, comenta ele. As informações são do Congresso em Foco.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana