Conecte-se conosco

Notícias

206 piauienses estão na lista de inelegíveis por condenação do TCU

Publicado em

206 piauienses estão na lista de inelegíveis por condenação do TCUO Tribunal de Contas da União entregou hoje (09) ao Tribunal Superior Eleitoral, a lista com os nomes de gestores e ex-gestores com contas julgadas irregulares pelo TCU e por isso estão inelegíveis. Na lista, 206 piauienses estão com irregularidades insanáveis e caso queiram se candidatar, o Ministério Público Eleitoral, partidos políticos, coligações e os próprios candidatos podem propor ações de inelegibilidades contra esses possíveis candidatos.

Entre os piauienses que configuram na lista estão Felipe Santolia, ex-prefeito de Esperantina, Auricelio Ribeiro, ex-prefeito de Anísio de Abreu, Eurimar Nunes, ex-prefeito de Canto do Buriti, João Falcão Neto, ex-prefeito de Cristino Castro, Herculano Negreiros, ex-prefeito de São Raimundo Nonato e Roncalli Paulo, ex-deputado estadual e secretário de Estado. Na lista, alguns piauienses são condenados em várias decisões, como o ex-prefeito de São Joao do Piauí, Murilo Paes Landim, com sete condenações no TCU.

Veja todos os nomes

A Lei da Inelegibilidade aponta que são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente. Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

A entrega dessa lista está prevista na Lei das Eleições, que estipula o prazo até 5 de julho de cada ano eleitoral para que a Justiça Eleitoral tenha acesso a relação dos agentes que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. A lista está disponível para consulta nos sites do TSE e também no site do TCU.

Por: João Magalhães – Jornal O DIA

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana