Conecte-se conosco

Política

Evidências indicam ‘com vigor’ que Temer praticou corrupção, diz PF

Publicado

em

O presidente Michel Temer em Moscou, na Rússia – 20/06/2017 (Beto Barata/PR/Divulgação)

Em relatório parcial entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal concluiu que o presidente Michel Temer praticou o crime de corrupção passiva ao “aceitar promessa de vantagem indevida” em função do seu cargo por intermédio do ex-assessor presidencial e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), acusado do mesmo delito. O documento foi protocolado na Corte na noite de segunda-feira, mas só foi divulgado nesta terça.

No texto, a PF escreveu ainda que deu oportunidade ao presidente de esclarecer as acusações feitas na delação de executivos da JBS, entre eles Joesley Batista, mas que ele preferiu não responder às perguntas enviadas pela corporação, assim como Loures. “Diante do silêncio do Mandatário Maior da Nação e de seu ex-assessor especial [Rodrigo Loures], resultam incólumes as evidências que emanam do conjunto informativo formado nestes autos, a indicar, com vigor, a prática de corrupção passiva”, disse a PF.

Em ações monitoradas pelos investigadores, Loures foi filmado recebendo uma mala com 500.000 reais do dirigente — e delator premiado — da JBS Ricardo Saud em um restaurante de São Paulo. O valor seria parte da propina combinada com o ex-parlamentar, que é homem de confiança de Temer, para resolver uma pendência da empresa no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Preso em 18 de maio na Operação Patmos, o ex-deputado devolveu o dinheiro à PF.

O inquérito da PF ainda não está completo, porque a perícia no áudio que mostra a conversa de Temer com Joesley numa reunião no Palácio do Jaburu, em 7 de março, ainda não foi concluída pelo Instituto Nacional de Criminalística. A PF informou que irá entregar o laudo ao STF assim que estiver pronto.

(com Veja)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana