Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Violência contra Mulher: Esperantina está entre os municípios que mais registram medidas protetivas

Publicado em

O município de Esperantina está entre os municípios que mais registram medidas protetivas no âmbito da violência contra a mulher. Os dados são do Painel das Medidas Protetivas de Urgência distribuídas no Estado.

Teresina aparece como a cidade com maior número de solicitações, passando de 400 pedidos apenas em 2021. Os municípios de Esperantina, Parnaíba e Picos surgem logo em seguida na lista, registrando entre 100 e 399 medidas cada um deles.

Na lista de 2020, segundo o TJPI, Teresina já estava liderando com mais de 400 ordens judiciais, mas nos ranking apareciam também as cidades de Picos, Parnaíba, Oeiras, Bom Jesus, Altos e Floriano, registrando entre 100 e 399 cada uma delas.

Com os mapas das cidades (2018 – 2021) onde há medidas protetivas vigentes é possível perceber que em sete meses de 2021 já se tem quase que o total de ordens expedidas em todo o ano de 2020.

Apesar de não apresentar números exatos de medidas protetivas, o painel é um instrumento para auxiliar no monitoramento das ordens distribuídas em todo Estado e auxiliar na elaboração de estratégias para combater a violência contra a mulher, além de melhorar o atendimento à vítima. Os dados do painel são atualizados trimestralmente pela seção de estatística, vinculada à Secretaria de Estatísticas do TJPI.

Publicidade

Tecnologia é aliada

No primeiro bimestre de 2021, a Secretaria de Segurança Pública do Estado recebeu 77 denúncias ou acionamento de casos de violência contra a mulher através do aplicativo Salve Maria. O serviço conta com um botão do pânico, que pode ser acionado a qualquer hora em qualquer lugar. O chamado de socorro é recebido pela central de monitoramento, que aciona a força policial e a encaminha para checagem da ocorrência no local onde ela está em andamento

Outro meio que se tornou um aliado no monitoramento dos casos de agressões contra mulheres é a Delegacia Virtual, que pode ser acessada pelo site da Polícia Civil do Piauí. Por lá, a vítima pode registrar seu Boletim de Ocorrência, que será analisado pelos agentes e transformado seu relato em um inquérito policial.

O Salve Maria também foi outra plataforma que teve seu uso ampliado durante este período de pandemia. Por se tratar de um protocolo eletrônico sigiloso, o uso do aplicativo subiu na casa dos 30% em um primeiro momento do confinamento social, e chegou a registrar acréscimos de até 60% em seu uso em períodos mais críticos.

FAÇA AQUI BOLETIM ELETRÔNICO

Publicidade

FAÇA AQUI DENÚNCIA ANÔNIMA

BAIXE AQUI O APLICATIVO SALVE MARIA

DEFENSORIA PÚBLICA


*As informações são do Odia

Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana