Tocha Olímplica chega ao Piauí pelo Delta e percorre as ruas de Parnaíba

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 09/06/2016 às 20h30
14

Em seu 38º dia de revezamento, a Chama Olímpica chegou ao Piauí nesta quinta-feira (09/06). Vinda da cidade de Barroquinha (CE), o símbolo olímpico teve sua entrada pelo Delta do Parnaíba, desembarcando no Porto dos Tatus para as mãos do comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, Major Rivelino Moura. Ao longo do percurso na segunda maior cidade do Piauí haverá manifestações artísticas e culturais. Bumba-meu-boi, trio pé de serra, quadrilhas juninas e a Orquestra de Câmara Estudantil de Parnaíba serão algumas das atrações confirmadas durante a passagem do comboio pela cidade.

a1-2-1

Um dos momentos mais esperados do revezamento é a participação da judoca piauiense Sarah Menezes, que participaria da festa em Teresina, mas acabou indo para Parnaíba evitando ficar de fora do revezamento por conta dos treinos.

rio2016_1.png

O percurso será o seguinte

Dunnas Shopping (BR 343) – Aeroporto Internacional de Parnaíba (Av. Francisca Borges) – Centro de Piscicultura da UFPI (Av. Padre Vieira) à Praça Mandu Ladino (Rua Paul Harris) – Av. Chagas Rodrigues – Capitania dos Portos do Piauí (Rua Paraíba – Av. Nações Unidas) à IBAMA (Rua Merval Veras) – Superintendência de Cultura – Casarão Simplício Dias (Av. Presidente Vargas) – Centro Cultural Sesc Caixeral (Av. Presidente Vargas) – Rua Bacharel Benjamin Constant – Praça Santo Antônio, Rua Humberto de Campos – Praça da Graçaà Rua Pires Ferreira – Rua Marquês de Herval – Mercado da Quarenta (Rua Luís Correia) – Rua Conde D’eu à Rua Padre Castelo Branco (Santa Casa de Misericórdia) – Rua Coelho Rodrigues – Av. Álvaro Mendes à Colégio Diocesano (Av. Capitão Claro) à Escola CEMTI – Polivalente Lima Rebelo (Av. São Sebastião – Universidade Federal do Piauí (Av. São Sebastião) – Parnaíba Shopping (Av. São Sebastião) – Rotatória M Show.

tochaparnaiba.png

rio2016_2.png

O site oficial do tour da tocha deu destaque para a história de dois condutores. Um deles é Raimundo Nonato Galeno, de 61 anos, que perdeu a visão aos 45 anos, por causa de uma úlcera de córnea, mas não se desanimou. Quase sedentário, descobriu no esporte uma ferramenta para transpor seus limites.

codn1.png

Já Pedro Silva participou de muitas corridas, antes de sofrer um problema cardíaco, aos 68 anos. Mesmo depois de implantar uma ponte de safena, ele mantém a rotina de exercícios. Faz caminhadas e é um exemplo para os vizinhos em sua cidade.

cond2.png

Nesta sexta-feira, 10, a tocha segue para a cidade de Piracuruca, e chegará à Teresina após passar ainda pelas cidades de Piripiri, Campo Maior e Altos. A previsão é que o fogo olímpico chegue na capital às 18h30.

a2.jpg

a4.jpg

a1.jpg

(*) Com informações do 180graus



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.