Conecte-se conosco

Política

Themístocles recebe exemplares das obras de Gervásio Costa Filho

Publicado em

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), recebeu o ex-prefeito de União e escritor Gervásio Costa Filho, que esteve nesta quinta-feira (5), no Palácio Petrônio Portela, para convidar os deputados e entregar pessoalmente ao amigo os exemplares de “Barcos de Papel” e “Aconteceu na Minha Estrada”, duas de suas obras, que a Academia Piauiense de Letras vai lançar neste sábado (7), às 10h, no auditório da sede, na Avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina.

“A história precisa lembrada, ser recontada. E nada como livros contando as histórias das nossas cidades, dos nossos tempos. Eu tomei banho onde hoje é a Potycabana. Teresina não era como é hoje. E isso precisa ser contado para as novas gerações”, lembrou Themístocles Filho.

Ao todo serão lançadas seis livros de autores piauienses, duas dessas obras do escritor Gervásio Costa Filho, que já é autor de “A História de Um Imortal”, que narra a saga do pai, Gervásio Raulino, e “toda sua parentada”, como afirma o presidente da APL, Nelson Nery Costa, no prefácio da obra.

Os outros quatro lançamentos são reedições da Coleção Centenário: Impressões e Gemidos, de José Coriolano (3ª edição); Psicologia do Cristianismo, de Abdias Neves (2ª edição); História das Religiões no Piauí, de Higino Cunha (2ª edição); e Poesias, de Félix Pacheco (2ª Edição).

Sobre o autor

Gervásio Costa Filho, autor de Barcos de Papel e Aconteceu na Minha História, foi prefeito de União – entre 1993 e 1996 e 2001 e 2004. Nasceu em Barras, no Norte do Piauí, em 13 de julho de 1928, filho de Gervásio Raulino da Silva Costa e Edwige Gonçalves Costa. De Barras, a família Costa foi morar na localidade Novo Nilo, município de União.

Publicidade

Gervásio estudou no Colégio Diocesano, após ser aprovado no exame de admissão em 1941, e no Colégio de Contabilidade, onde concluiu o ensino médio, em dezembro de 1947.

Em 1954, casou-se com Teresina Medeiros Costa, com quem teve seis filhos – Andrea, Eliane, Geovana, Patrícia, Marcos Venícius e Paulo Henrique. Gervásio Filho ingressou na política em 1960, elegendo-se prefeito de União por três mandatos. Foi vice-prefeito uma vez. Aos 75 anos, começou a escrever romances e registros históricos.

*Ascom

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana