Conecte-se conosco

Piripiri - PI

Surto de síndromes respiratórias aumenta procura hospitalar em Piripiri

Publicado em

O aumento de casos de infecções pelo vírus influenza no início deste ano tem atraído atenção para uma velha conhecida da humanidade. A gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos em Piripiri e região.

O diretor do Hospital Regional Chagas Rodrigues, Gabriel Mauriz, informou que a procura de pacientes triplicou na unidade de saúde.

“É um período atípico e a procura tem aumentado significativamente. O número de pacientes triplica nesse período. Diante disso, adotamos algumas medidas para atender a demanda, como o aumento no número de médicos”, disse.

Ainda segundo o diretor, o surto atinge principalmente crianças e adolescentes.

“O público mais atingido são as crianças e adolescentes. Aumentamos o número de pediatras para dar um suporte melhor aos pacientes. Temos capacidade de receber pacientes de média complexidade e, em casos mais graves, solicitamos a transferência para um Hospital de Alta Complexidade”, completou.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

A gripe é uma infecção aguda e altamente transmissível (por gotículas expelidas por pessoas infectadas ao falar, espirrar e tossir). Indivíduos de qualquer idade podem contrair a doença. Porém, as formas graves são mais comuns entre menores de 6 anos e pessoas acima dos 60 anos.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

A prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

O período de incubação do vírus é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.

A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.


*Com informações do R10 Piauí

Publicidade

+ Acessadas da semana