Superior Tribunal de Justiça concede habeas corpus ao ex-coronel Correia Lima

Por: Da Redação
Publicado em 20/02/2020 às 07h25
175
Correia Lima (Foto: Divulgação/Reprodução)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar que determinou a soltura do ex-coronel José Viriato Correia Lima. O ex-coronel apenas será posto em liberdade se não houver outras condenações que mantenham o réu preso. A Secretaria de Justiça informou que a decisão ainda vai ser analisada para verificar se o ex-coronel será liberado. A defesa de Correia Lima afirma que o ex-coronel será posto em regime semi-aberto nos próximos dias.

A decisão foi assinada pelo ministro Nefi Cordeiro, da sexta turma do STJ, e se refere a morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, ocorrida em 1999. Correia Lima foi condenado a 25 anos de prisão por homicídio qualificado, em 2011. Entretanto, o ex-coronel será liberado apenas se não houver outra condenação que o mantenha preso.

O advogado Wendell Oliveira, que representa o ex-coronel, afirmou que Correia Lima o alvará de soltura deve chegar nos próximos dias à penitenciária de Parnaíba. “Acredito que a comunicação chegue na manhã de quinta-feira [20] na Vara de Execuções Penais de Teresina, e a juíza manda para Parnaíba, para que ele seja solto”, disse.

Segundo o advogado, depois que deixar a penitenciária, o ex-coronel deve ir para o estado do Ceará, onde mora sua família. Correia Lima deixará regime fechado e passa para o semi-aberto, podendo trabalhar durante o dia e retornar durante a noite para a penitenciária. “Vamos avaliar se ele poderá dormir em casa”, comentou.


*Publicado originalmente no G1/PI



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.