Conecte-se conosco

Política

Senador Wellington Dias incita prefeitos a marcharem contra o STF em Brasília

Publicado em

O senador Wellington Dias (PT) incitou os prefeitos do Piauí a se revoltarem contra a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, que em decisão liminar, impediu a distribuição dos royalties do petróleo para os municípios. Wellington falou para os prefeitos, e durante sua fala, o deputado estadual Merlong Solano (PT), sugeriu que o senador estimulasse uma marcha de prefeitos ao STF, em Brasília.

Para o senador, os prefeitos têm direito a recursos que não dependem de lei ou de decisão do Congresso Nacional, que são os royalties em participação. Ele falou isso, depois que os prefeitos cobraram a liberação dos recursos do Governo Federal para compensar as perdas dos municípios com a desoneração dos impostos.

Wellington afirmou que cada município deveria saber quanto vai receber, mas uma liminar de um único membro do STF, da ministra Carmem Lúcia, anulou a lei do Congresso Nacional, que foi aprovada para liberar R$ 26 bilhões para os municípios. “E não tem como o STF negar que a lei é constitucional. A ministra Carmem Lúcia tinha um prazo de 30 dias para apresentar o relatório, mas a liminar suspendeu a lei em vigor. Ela se comprometeu e não cumpriu o prazo.”, frisou o senador.

Ele estimou que os prefeitos sigam para Brasília, para o STF, na próxima sexta, para protestarem contra a liminar e pressionaram a votação e liberação dos recursos. “A oportunidade é a próxima sexta, quando teremos uma reunião com o ministro Joaquim Barbosa e com a ministra Carmem Lúcia para tratar do assunto.”, comentou.

Na verdade, o senador desviou o foco da indignação dos prefeitos, que reclamavam, de novo, a queda no repasse da cota do FPM, e a não liberação dos recursos para compensação dos municípios da desoneração feita pelo Governo Federal, que deveria ter saído no dia 15 de agosto. Ele tirou o foco da presidente Dilma e orientou os prefeitos contra o STF, mas precisamente, contra a ministra Carmem Lúcia.

O presidente da APPM (Associação Piauiense dos Municípios), Arinaldo Leal, cobrou a liberação de mais recursos do Governo Federal para os municípios, questionando os compromissos firmados pela presidente Dilma, que ainda não foram cumpridos.

Publicidade

“Na hora de dá pau no Congresso Nacional e no Executivo os prefeitos vão lá e cobram. Mas por que não fazem o mesmo do Supremo?”, questionou Wellington Dias, dizendo que o Governo Federal tem se esforçado para compensar os municípios e que tem até o dia 31 de agosto para cumprir a promessa.

*Com informações do PortalAZ
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana