Sem apoio de terceiros, popular ‘tenta’ montar um museu rural em Esperantina

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 20/08/2011 às 11h23
53223

Ao longo de vários anos, Francisco, o popular Chico Museu, coleciona relíquias que fizeram parte da história de Esperantina e tenta sozinho, montar um museu rural.

Por incrível que pareça, o município de Esperantina existe um museu, graças ao um popular que ao longo dos anos, vem guardando objetos que fizeram parte da história de Esperantina. São relíquias da época da escravatura que foram preservados por este cidadão e não tem ajuda de terceiros. Trata-se de Francisco, o popular Chico Museu, que há mais de 20 anos coleciona antiguidades e desde de 2007 luta incansavélmente para criar e equipar o museu rural de Esperantina.

Chico, é esperantinense da comunidade Chapada São Miguel, zona rural do município e tem o objetivo de construir o museu rural de Esperantina sendo o guardião da nossa memória histórica e cultural.

Por problemas de saúde, estou me mudando para zona rural e quero com a força de Deus, montar um museu em Esperantina que não servirá para mim, mas sim, para as novas gerações que virão“, relatou Chico Museu (foto) ao RevistaAz.

Está circulando em todas as comunidades a venda de cartelas em prol da construção do espaço físico do museu na localidade Chapada São Miguel, zona rural de Esperantina. Cartelas somente R$ 2,00 e lhe dar direito de concorrer a quatro prêmios.( um ventilador, um liquidificador, um ferro de passar e uma panela de pressão). O sorteio vai ser realizado no dia 12 de Outubro de 2011 ás 17 horas na praça Leônidas Melo.

Chico Museu está programando o 1° evento a realizar-se no dia 24 de setembro no Clube Flash Dance no povoado Mundo Novo dos Amorins com animação da Banda Embalo Jovem em função da construção do referido museu cultural em Esperantina.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.