Secretaria de Educação de Esperantina divulga escolas que atingiram metas do IDEB

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 17/09/2020 às 16h26
1363
Secretário de Educação Francinaldo Nunes

O atual Secretário Municipal de Educação, Francinaldo Nunes, enviou para o RevistaAZ a relação de escolas que tiveram crescimento no IDEB nos últimos anos. O secretário comemora o resultado de escolas da rede pública municipal que acalçaram metas projetadas pelo MEC, conforme divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019.

Francinaldo destaca que várias escolas tiveram bom desempenho nos números e algumas delas com metas atingidas, como é o caso da Escola Municipal São Benedito, na zona urbana, que atingiu 5.5, ultrapassando a meta estipulada pelo MEC, de 5.1 nos anos iniciais. Outra escola da zona urbana que ultrapassou a meta projetada pelo MEC foi a Escola Municipal Vila da Solidariedade, que se destacou com 4.9, sendo que o esperado era 4.5, nos anos iniciais.

Já na zona rural do município, a Escola Municipal Manoel Amorim Neto, do povoado Lagoa Seca, teve um crescimento na nota em relação ao ano de 2017 que era 2.5 e saltou para 5.4 em 2019 nos anos finais, ultrapassando também a meta estipulada pelo MEC.

No índice geral, o Secretário de Educação comemora o crescimento nos números com relação ao ano de 2015 que era 3.9 e aumentou para 4.2 em 2019 nos anos iniciais e 3.6 em 2015 para 3.8 nos anos finais em 2019. “Embora em pequenos passos, a educação do município segue em ascendência e devemos reconhecer não só o resultado do município, mas o desempenho de muitas escolas tanto da zona urbana, quanto rural“, disse.

O Ideb é um índice utilizado pelo MEC para avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas – redes estadual, municipal, e federal – e privadas, em três níveis: no 5º ano, que se refere às notas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no 9º ano (anos finais do Ensino Fundamental), e no 3º ano do Ensino Médio. O índice, que vai de 0 a 10, é calculado com base na aprovação escolar e nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ao qual os alunos são submetidos a provas de Matemática e Língua Portuguesa.

Confira abaixo a relação das escolas:



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.