Proibição à venda de aparelhos com plugue antigo começa nesta sexta. Veja!

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 01/07/2011 às 14h19
0

Lojistas flagrados oferecendo esses produtos poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão

A partir desta sexta-feira (01/07), aparelhos elétricos com tomadas fora do padrão estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) não poderão ser comercializados. Lojistas flagrados oferecendo esses produtos poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão.

A padronização das tomadas foi determinada pelo órgão em 2000, quando começou o prazo para que os fabricantes se adequassem.

Segundo o órgão, havia mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas diferentes. A partir de amanhã, só poderão ser vendidos plugues de dois tipos –com dois ou três pinos, conforme a necessidade de isolamento elétrico do aparelho– e com pinos de duas espessuras distintas –4 ou 4,8 milímetros de diâmetro, conforme o aparelho opere com até 10 ampères ou entre 10 e 20 ampères, respectivamente.

A fiscalização é feita pelo Ipem [Instituto de Pesos e Medidas] em cada Estado.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.