Prefeitura suspende aulas em Matias Olímpio; Luzilândia fica a 3 cm de inundação

Impossibilidade de acesso dos estudantes às escolas foi motivo para suspensão, segundo secretária. Nível do Rio Parnaíba subiu ainda mais em Luzilândia.

646
Prefeitura suspendeu aulas após impossibilidade de acesso dos estudantes (Foto: Arquivo pessoal/Ilson Filho)

A prefeitura de Matias Olímpio, no Norte do Piauí, suspendeu nesta quinta-feira (12) as aulas na rede municipal de ensino pelos próximos 20 dias. Ao todo 21 escolas do município fecham nos próximos dias pela impossibilidade de acesso dos estudantes. Reposição deve acontecer durante as férias do mês de julho, segundo a secretária municipal de educação.

A secretária municipal de educação, Sunamita Pinheiro, a suspensão aconteceu porque estudantes da Zona Rural de Matias Olímpio estão sem acesso às escolas. “Foram suspensas por 20 dias. São 21 escolas na rede municipal de ensino. Todas fecham porque as localidades estão inviabilizadas no trajeto dos ônibus. Os caminhos foram cortados a partir das chuvas. Não tem como a gente prosseguir”, alegou a secretária municipal de educação.

De acordo com a secretária o período de suspensão será reposto durante o período que deveria ser de férias. “Antecipamos as férias do mês de julho, que tem 15 dias e no calendário escolar fossem dados os dias correspondentes aos festejos de São Miguel. São cinco dias para equivaler a reposição das férias antecipadas”, explicou a secretária.

Segundo a CPRM, cota é de atenção para Floriano e de alerta em Luzilândia. (Foto: Reprodução/CPRM)

Nível do Rio Parnaíba sobe mais em Luzilândia

No final da tarde desta quinta-feira o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que em Luzilândia, a 250 km de Teresina, o Rio Parnaíba deve alcancar a marca de 557 cm às 5h30 desta sexta-feira (13). Com isso o rio ficaria apenas 3 cm abaixo da cota de inundação que é de 560 cm. O CPRM afirma ainda que é muito provável que o rio atinja o nível de inundação.

Segundo o CPRM há uma tendência de estabilização do nível da água em Floriano, nas próximas oito horas. Na região o rio está na marca de 661 cm, abaixo da cota de alerta definida para a região, que é de 680 cm. Em Teresina o nível do rio deve começar esta sexta-feira em 506 cm, um pouco acima do nível de atenção de 490 cm. O CPRM afirmou ainda que o rio Poti teve uma redução de aproximadamente 800 cm nesta quinta-feira.

(Com G1/PI)



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.