Conecte-se conosco

Política

Prefeitos do Piauí vão a Brasília assinar acordo para construção de cisternas

Publicado em

Pelo menos 50 prefeitos piauienses participam, na próxima terça-feira, dia 10, em Brasília, da cerimônia de assinatura de termos de compromisso para a construção de pequenos sistemas de abastecimento d´água, dentro do Programa Água para Todos. Os municípios do Piauí devem receber R$ 22,5 milhões para a construção de 150 sistemas. O acordo será firmado entre a presidente Dilma Rousseff e vários gestores municipais do Nordeste.

A seleção dos municípios beneficiados foi feita pelo Comitê Integrado de Combate à Seca na região do semiárido piauiense. “Esse projeto se diferencia dos demais porque deve focar principalmente nos sistemas de abastecimento, captando água de poços já perfurados por outros programas, como também dos sistemas simplificados de abastecimento, os populares chafarizes”, explicou o presidente da APPM, Arinaldo Leal.

O Programa Água para Todos vai contar com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para o repasse dos recursos aos municípios que vão executar a construção dos sistemas. A regra é de que cada sistema de abastecimento d´água atenda pelo menos 20 famílias de comunidade rural, custando no máximo 130 mil reais. “Acredito que os municípios tenham mais capacidade de executar esse projeto do que os órgãos estaduais e federais”, disse Arinaldo.

O Ministério da Integração Nacional deve iniciar o projeto de forma experimental em alguns municípios, mas o programa deverá ser estendido para todas as cidades localizadas no semiárido. “O Ministério está testando a capacidade de o município executar um projeto como esse, se a iniciativa der bons resultados não tenho dúvidas que todos os municípios que necessitem serão contemplados”, concluiu.

Fonte: Jornal O DIA
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana