Porque batemos 3 vezes na porta para entrar?

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 22/03/2013 às 16h05
90

Você já percebeu que sempre quando vai na casa de alguém, ou bater na porta no quarto de alguém, sempre dar 3 batidinhas? nem uma, nem duas e nem quatro, mas exatamente três.

Sabia que existe uma superstição para isso e mesmo o mais ateus dos ateus fazem isso inconscientemente?

Pois bem, veja aqui o porquê das 3 batidinhas na porta.

As três batidinhas na porta provavelmente vêm da superstição de bater três vezes na madeira para afastar o azar. Nenhuma delas tem uma origem exata para os pesquisadores, mas vamos lá: gregos acreditavam que tocar em carvalhos (veja bem, CARVALHOS) trazia boa sorte, afinal era a árvore sagrada de Zeus, o mais sinistro dos deuses.

Já os cristãos da Idade Média batiam na madeira, material da cruz de Cristo, para afastar maus espíritos. Assim como os celtas que, por sua vez, batiam em troncos de árvores. “Por similaridade, se os espíritos se afastam dos três toques na madeira, ao bater três vezes na porta de madeira o visitante anunciava indiretamente que não era um espírito mau”, esclarece o especialista em linguagem corporal Paulo Sérgio de Camargo.

*Via esterna


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.