Conecte-se conosco

Piauí

Polícia Militar prendeu 71 pessoas e apreendeu 11 armas no carnaval do Piauí

Publicado em

A Polícia Militar do Piauí divulgou, nesta quinta-feira (15.fev), os dados da Operação Carnaval Seguro 2024, realizada em todo o Estado. Com dados referentes ao período entre 09 e 14 de fevereiro, foi registrada a queda em índices de criminalidade, comparados ao mesmo período carnavalesco do ano passado.

Conforme o levantamento, o número de roubos em geral teve uma queda de 59,43%, com 71 casos contabilizados. Ano passado, foram 175 roubos registrados. Já nos casos de furto em geral no período do Carnaval, foi contabilizada uma diminuição de 44,37% em 2024 com 163 furtos. Ano passado, o número foi de 293 casos.

Segundo o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o policiamento foi reforçado em locais com maior presença de pessoas no carnaval, com o foco no policiamento preventivo e ostensivo.

Em média, a Polícia Militar esteve presente diariamente em cerca de centenas de festas em todo o estado do Piauí.

Ainda entre os dias 09 e 14 de fevereiro, a Polícia Militar realizou a apreensão de 11 armas de fogo e 365 gramas de entorpecentes. Além disso, 76 TCO’s foram confeccionados, 71 pessoas foram presas em flagrante, 3 menores foram apreendidos e 4 mandados foram cumpridos, além de 27 veículos recuperados.

Além disso, houve a queda de 60% nos registros de importunação sexual, com dois casos no carnaval deste ano. Em 2023, foram 5 situações.

Para o coronel Scheiwann Lopes, os números registrados na Operação Carnaval 2024 são positivos, comparados a outros períodos. “Tivemos aumento na apreensão do número de armas, aumento na apreensão do número de drogas; diminuição do roubo, de um modo geral, em quase 60%, e diminuição no furto na casa de 45%. Então são números positivos que a gente vem demonstrar e dizer que estamos no caminho certo”, destaca o Comandante-Geral.

Ainda de acordo com o Comandante-Geral, os resultados da Operação Carnaval Seguro 2024 são frutos de um trabalho integrado por todo o Piauí. “As forças integradas, coordenadas pelo nosso secretário de Segurança Chico Lucas e nosso governador, Rafael Fonteles, em que a palavra de ordem é levar a segurança a todo o Estado do Piauí, sobretudo nesses momentos de festividade, onde as pessoas vão em busca de se divertir com suas famílias, e a Polícia Militar, com as demais forças de segurança, se fez presente neste momento de grande festa”, finaliza.

Publicidade

+ Acessadas da semana