Polícia deflagra operação contra golpes na internet e associação criminosa no PI

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 12/12/2019 às 09h47
527

A Policia Civil do Piauí por meio da Delegacia de Repressão aos Crime de Informatica (DRCI), com apoio da Gerência de Polícia Especializada (GPE) e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT SSP), deflagrou a ‘Operação Péssimo Negócio’ nessa quarta-feira (11/12), em Teresina.

A operação tem como objetivo de cumprir dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, de homens e mulheres investigadas pelos crimes de estelionato e associação criminosa na capital.

Segundo a polícia, os investigados integram associação criminosa que, de forma habitual, praticava golpes usando a identidade de pessoas conhecidas na sociedade para falsas compras em sites e aplicativos de negociação direta, levando as pessoas que anunciavam seus produtos a erro.

Por meio de atividades investigativas de campo e diligências em ambiente cibernético, a Polícia Civil conseguiu identificar mais de 15 vítimas no Piauí, bem como identificar e localizar envolvidos nos crimes. Inicialmente foi presa uma mulher e no seguimento a investigação.

A Polícia Civil representou pela prisão preventiva de mais duas pessoas envolvidas nos crimes, produzindo falsos comprovantes de pagamento e realizando as negociações, bem como um motorista de aplicativo que recolhia os materiais também foi preso temporariamente. As prisões foram realizadas nas zonas Sul e Norte da cidade.

Já são mais de 20 vítimas somente nos procedimentos já finalizados. O uso de dados e identidades falsas, na internet ou pessoalmente, segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Veja as dicas de segurança de compras pela internet:


Fonte: Secretaria de Segurança Pública



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.