Conecte-se conosco

Piauí

Piauí tem oito casos de Febre Oropouche confirmados, diz Sesapi

Três deles foram confirmados em Teresina e cinco em Amarante. Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue e chikungunya.

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (10.abr), oito casos de Febre Oropouche em no estado, sendo três em Teresina e cinco em Amarante.

Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga. De acordo com a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), os pacientes foram atendidos em Unidades de Saúde dos municípios com suspeita de dengue.

Ainda de acordo com a Sesapi, 6 pacientes possuem entre 20 e 59 anos e dois estão na faixa etária de 60 anos ou mais.

“Os exames foram coletados e encaminhados ao Lacen, que descartou as arboviroses dengue, zyka e chikungunya, então foram submetidos a testagem para (RT- PCR-) Biologia Molecular, e foram confirmados para Febre Ouropuche”, explica Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi.

Com a confirmação dos dados, a Sesapi orientou os municípios quanto a vigilância epidemiológica. Entre as orientações, investigação dos casos e identificação dos possíveis locais de infecção, notificação na (Ficha de notificação/conclusão do SINAN), evolução clínica (sintomas, recidiva, evolução do caso); descrever a distribuição e dispersão do vírus, além de detectar a ocorrência de surtos e epidemias.

A doença tem sintomas parecidos com os da dengue e da chikungunya e é transmitida, geralmente, pelo mosquito maruim. Ela pode causar dor de cabeça, muscular, nas articulações, náusea e diarreia.


*As informações são do G1/PI

Publicidade

+ Acessadas da semana