Piauí tem a gasolina comum mais cara da Região Nordeste e a 4ª maior do país

Somente no Piauí, o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços (ICMS) faz parte de 31% do valor pago pelo consumidor.

Por: Da Redação
Publicado em 28/11/2019 às 21h25
533
(Foto: Marcos Garcia)

Nesta quarta-feira (27), foi anunciado um aumento de, em média, 4% no preço da gasolina no Brasil. Com o reajuste, o Piauí apresenta a gasolina comum mais cara da Região Nordeste e a quarta maior do país.

O aumento do combustível se dá pela variação do dólar e também devido ao mercado internacional de combustíveis, fora a questão tributária. Somente no Piauí, o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços (ICMS) faz parte de 31% do valor pago pelo consumidor.

O presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda, explicou que cada estado apresenta a alíquota de ICMS distinta e que isso facilita a ocorrência de fraudes. “Cada estado possui uma alíquota de ICMS diferente. Isso acaba provocando até fraudes, pois recebemos informações de que há contrabando de um estado que tem uma alíquota de ICMS maior para um estado que tem uma alíquota menor”, comentou.

Outro fator é o aumento do preço do etanol, visto que a gasolina no Brasil apresenta 27% somente deste combustível. “O preço da gasolina sofre em consequência do aumento do anidro. A gasolina no Brasil possui 27% de etanol, que o preço também varia semanalmente. Existe uma pesquisa de preço que as usinas fazem e eles então pegam a média de preço nacional de todas as usinas no Brasil e na semana seguinte eles colocam o preço no etanol”, finalizou.


*Com informações do G1/PI



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.