Paróquia de Esperantina faz orientações aos fiéis sobre prevenção ao coronavírus

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 19/03/2020 às 08h51
1029
(Foto: Reprodução/Facebook)

A Paroquia Nossa Senhora da Boa Esperança que tem como responsável o pároco Pe. Jeremias  de Oliveira Lima, expediu recomendações para os fiéis católicos do município.

Nestes últimos dias, por conta da pandemia do Covid-19 (Coronavírus), colaborando com as autoridades governamentais e a Organização Mundial de Saúde e, em comunhão com as orientações de nosso Bispo Diocesano Dom Juarez, dispomos as seguintes recomendações preventivas até que venha o contrário“, disse o Padre.

Confira as recomendações:

  • A visita aos enfermos e idosos nas comunidades feitas pelo Padre e o diácono estão suspensas, salvaguardando casos de confissão de extrema necessidade.
  • Ficarão suspensas por 15 dias, em nossa paróquia, todas as reuniões dos grupos, pastorais e movimentos ou eventos que favoreçam aglomerações de pessoas como assembleia, via Sacra e procissões.
  • Será suspenso por tempo indeterminado o atendimento na casa paroquial. Casos urgentes ligar: Tiago (86) 9 9902-8020, Lourdes (86) 9 9901-0094.
  • Permanecerão somente as missas dominicais com mais horários disponíveis e a igreja estará sempre aberta em horário comercial para oração pessoal. Para aqueles que optarem por não participar da celebração da Missa, ficarão ministros na igreja, das 07h às 20h do domingo para quem queira comungar. Recomenda-se para os que ficam em casa acompanhar a Missa pelos meios de comunicação como rádio, TV e redes sociais, sem ônus de consciência.
  • As atividades de catequese e o rito de Iniciação a Vida Cristão estão suspensas durante quinze dias.
  • Estão suspensos casamentos e batizados, bem como reuniões de preparação para os mesmos.
  • Nas celebrações da Palavra, não haverá abraço da paz e não se deem as mãos ou cumprimentos físicos. As capelas, nas pequenas celebrações devem estar com portas e janelas abertas. Cuidar da higienização do ambiente.

Padre Jeremias ainda reforça: “Convidamos os fiéis a intensificar a oração pessoal em nossos lares em comunhão com toda Igreja. Recomendamos vivamente a oração do santo Rosário, do santo Terço, o santo jejum e penitência; a leitura orante da Palavra de Deus, bem como guardar o silêncio contemplativo. Que nossos lares nestes dias sejam santuário de intensas orações nesta bonita comunhão com Deus e com toda a Igreja que reza a convite do nosso Papa Francisco, para que nos livre de todos os males. Recorremos a Nossa Senhora da Boa Esperança e a São Sebastião, padroeiro contra as pestes e epidemias, para que intercedam a Deus pela superação dessa situação de risco que é esta pandemia“.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.