Conecte-se conosco

Política

OPINIÃO: Quem ganhou e quem perdeu com as eleições em São João do Arraial?

Publicado em

Por Joelson Oliveira, para a RevistaAz

Limma1GANHOU

O Partido dos Trabalhadores e o grupo político liderado pelo Prefeito Adriano Ramos (PT), que conseguiu eleger com expressiva votação a sua maior liderança na região, o ex-prefeito de São João do Arraial Francisco Limma ao cargo de Deputado Estadual.

Com a eleição do Governador Wellington Dias também do Partido dos Trabalhadores, o grupo político do novo deputado agora terá conotação regional e agora passa a ser destaque como hum dos mais influentes daregião e também do Estado do Piauí.

O novo deputado, Limma, como é mais conhecido, foi o mais votado do Partido dos Trabalhadores com 34.639 votos. E em sua terra natal São João do Arraial, Limma obteve a maior votação proporcional no Estado com 49,30% dos votos validos, quase a soma de todos os candidatos somados juntos, sendo o mais votado no município.

PERDEU

O grupo do ex vice-prefeito Juscelino Rocha do PMDB, que ainda está no governo por força do PMDB, seu partido. O grupo perde o governo do Estado com Zé Filho, perde o deputado Federal Marllos Sampaio, que não conseguiu reeleição, e em São João do Arraial, seu Deputado Estadual Temístocles Filho teve a pior votação da história.

Mesmo no comando do governo do Estado, ao PMDB de São João do Arraial, coube bem poucas indicações de cargos por indicação política, ao que se tem notícia, apenas o GPM (grupamento de polícia militar), onde o ex vice-prefeito gosta de posar de delegado, gastando boa parte do seu tempo, nas dependências do prédio onde funciona o GPM.

Publicidade

PERDEU MAIS AINDA

O grupo recém criado pelo Vereador Manoel Nuca (PROS), seguido pelo também vereador Cajé (SSD), foi o que mais perdeu nestas eleições, considerando que o mesmo estava no tudo ou nada para se firmar como grupo.

Perderam ainda o governo que era do PSB com Wilson Martins e passou a ser do PMDB de Zé Filho, que perdeu a eleição, e o governo retornou para o PT de Wellington Dias.

O vereador Manoel tentou formar um blocão com outros políticos derrotados, para buscar votos para o deputado Ismar Marques (PSB), inclusive vendendo a falsa ideia de que conseguiriam mais de mil votos para o parlamentar. Porém, não foi o que as urnas revelaram, e resultado foi o que todos esperavam, ou seja, tiveram apenas 455 votos, menos da metade do que esperavam.

DETALHE, o Dep. Ismar Marques, que é da região, mais especificamente da cidade Luzilandia, onde foi prefeito, e sempre teve eleitores fieis nas divisas do município de São João do Arraial, várias famílias grandes e conhecidas que historicamente votam no parlamentar, ou seja, mais da metade dos 455 votos que o deputado obteve, não tem qualquer vínculo com o grupo que se propôs a arrumar mais de mil votos, isso é fato conhecido.

Em uma análise mais simples da derrota do suposto grupo, e tomando por base, os votos dados ao Deputado Federal Átila Lira também do PSB, que foi votado pelo mesmo grupo pelas mesmas pessoas, e com a mesma estrutura, rendeu apenas 251 votos.

Publicidade

Da mesma forma podemos concluir, que a capacidade de transferir votos do grupo é de 251 votos, o que dividido por cada um dos membros do grupo, ou seja: Manoel Nunca, Cajé, Izael Manin, Mercês da Farmácia e Domingos Teó, vai dá exatamente 51 votos para cada, e se nessa conta, incluir também a vice-prefeita que é esposa do vereador Manoel e seu apoiador mais empolgado, Raimundo Santana, a quantia vai diminuir para 35 votos cada. Se a eleição fosse para vereador todos seriam devorados pela conhecida PORCA da eleição.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana