Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Obama bate recordes no Twitter e Facebook com foto da vitória da reeleição

Publicado em

Se os eleitores americanos se mostraram um tanto quando divididos na eleição para presidente que terminou na madrugada desta quarta-feira (7), os usuários das redes sociais davam a entender que tinham apenas um favorito: Barack Obama. Celebridades e anônimos do país, além de muitos estrangeiros, faziam campanha pela reeleição. Por isso, assim que passou a ter certeza da vitória, o presidente recorreu logo ao Facebook e ao Twitter para agradecer. A resposta veio em forma de recordes.

A diretoria do Twitter anunciou, em uma publicação no seu blog oficial, que o dia desta eleição foi o evento político da história dos Estados Unidos que mais gerou movimentação de mensagens no serviço, alcançando a impressionante marca de 31 milhões de tuítes. A publicação de Barack Obama com os dizeres “Four more years” (Quatro anos mais) e uma foto dele abraçando sua esposa, Michelle, foi feita logo após a confirmação extra-oficial de sua vitória e virou o tuíte mais retuitado da história, com mais de 625 mil retuítes.

Por volta de 2h da manhã (horário de Brasília), alguns analistas já davam a vitória para o presidente, que levou a melhor em estados cruciais para a eleição, como Flórida e Ohio. Por isso, Obama (ou alguém de sua equipe), começou a comemoração. Mas não em um evento ou em entrevista na televisão, mas sim no Twitter. Ele escreveu “Isso aconteceu por causa de vocês. Obrigado”. Depois, disse que “Estamos nisso juntos. Foi assim que fizemos a campanha e é isso que somos. Obrigado – Bo”. Para arrebatar, publicou uma icônica imagem em que abraça sua esposa com a frase “Mais quatro anos”.

A mesma fotografia de Barack e Michelle Obama também foi postada no perfil oficial do presidente no Facebook. E lá o sucesso também foi enorme. A foto, até o momento do fechamento desta matéria, alcançou números expressivos como 3 milhões de curtidas, 350 mil compartilhamentos e 140 mil comentários.

Vale lembrar que Barack Obama é um político totalmente integrado às redes sociais. Em 2008, por exemplo, quando foi eleito pela primeira vez presidente dos Estados Unidos, ele parece ter percebido com maestria o quanto este tipo de investimento na Internet poderia trazer retorno. Na época, fez sucesso por estar sempre no Twitter, conseguiu angariar os fundos para sua campanha, tocou os jovens e, no fim das contas, ganhou a eleição.

Publicidade

Agora, em 2012, o advento tecnológico é ainda maior. E, novamente, Obama o utilizou a seu favor. O presidente dos Estados Unidos têm contas oficiais no Instagram, Facebook, Google+, Foursquare, YouTube, Tumblr e Twitter. Em todas as redes sociais, com grande destaque, claro, para o Twitter, onde o tempo real é uma ferramenta importantíssima, se viu uma enorme mobilização pró-Obama.

Cada vez mais as redes sociais estão tendo um papel crucial em decisões importantes de todo o mundo, nas mais diversas áreas. A política mundial, de certa forma, passou a mudar em 2008 e vem tendo reflexos em 2012, com investimento massivo em divulgação de propostas de campanha pela Internet. E quem mais ganha com isso, é o eleitor, com fácil acesso à informação na web.

Via The Verge
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana