Conecte-se conosco

Últimas Notícias

O que comer depois de consumir álcool?

Publicado em

Aqui, dicas para superar a ressaca, aqueles sintomas que aparecem depois de tomar bebidas alcoólicas em excesso…

A ressaca é o nome que normalmente conferem ao estado após o consumo de bebidas alcoólicas, inclui sintomas como desidratação, tremores, náuseas, vômito, fadiga, sudorese, nervosismo, ansiedade, perda de memória.

Segundo o especialista, Arnaldo Hurtado, a ressaca é o resultado de processos metabólicos no fígado, o efeito diurético do álcool e menos açúcar no sangue. “Alguns componentes dessas bebidas como tiramina, fenil etilamina, a histamina, sulfitos, fenóis, flavonóides e até mesmo (especialmente no licor negro ou vermelho) têm uma relação com a dor de cabeça”, diz ele.

Para o estômago

Após a ingestão de álcool, é importante consumir alimentos ricos em vitamina B6, B1 como cereais e grãos, outros de gordura e proteína como carne, laticínios e ovos, bem como aqueles que são ricos em frutose (especialmente bananas) ou sucos de várias frutas, que ajudam a reduzir a náusea.

Muitas vezes o consumo de álcool é tão intenso que produz irritação gástrica e vômitos, o que torna difícil para comer. Apesar disso, dizem as nutricionistas que é importante para hidratar: uma sopa com batatas.
Não comer aumenta a probabilidade de gastrite, diminuição da glicose e desidratação.

Para entender

É importante comer antes de beber para evitar o álcool é absorvido mais rapidamente.

Publicidade

Uma cerveja contém 5% de álcool, enquanto o vinho é entre 12% a 18% e a vodca contém mais de 40%.

O café pode dar uma falsa sensação de recuperação, mas o corpo não acelera o metabolismo do álcool então não é recomendado para consumo.

Vanessa Ceriotti

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana