O mês mais esperado chegou: é tempo de celebrar as tradições juninas!

24/05/2019 às 08h28
56
(Foto: Pixabay)

A chegada de junho dá início no Piauí a uma das épocas mais aguardadas por todas as idades em razão das festas realizadas ao longo do mês. A tradição das festividades do Bumba-meu-Boi celebra os santos populares e tem origem anterior à colonização do Brasil, na cultura luso-ibérica. Embora cada região do nordeste tenha sua diretriz para essa prática, as culturas abraçam a lenda e celebram-na com muita alegria e orgulho. É uma festa animada, colorida, cheia de história, que marca a força e tradição regional de forma singular.

O mês de junho também é popular na região para homenagear São João, São Pedro e Santo Antônio, santos populares da Igreja Católica. As festas juninas são regadas por comidas típicas, quadrilhas, fogueiras e balões. As festividades são muito esperadas por toda a população piauiense. A Revista Glamour destaca alguns eventos desta época no Estado, como a Cidade Junina e seu festival de quadrilhas.

A dança é um elemento muito valorizado na cultura junina do Nordeste, mas seria injusto deixar de mencionar dois elementos essenciais à celebração que tanto encanta e atrai pessoas do mundo todo para vivenciar uma experiência singular. A comida servida nestas ocasiões é um espetáculo à parte: cuscuz, canjica, pipoca, arroz-doce, bolo de milho e caldos são alguns poucos exemplos dentro da vasta cultura gastronômica destas festividades.

(Foto: Pixabay)

Durante as festas, é possível encontrar jogos tradicionais da época, como o bingo. Geralmente jogado para arrecadar pequenas quantias para a reforma de uma paróquia, ou então com o mero objetivo de diversão, o bingo se popularizou nas celebrações de junho não só no Nordeste, mas no país inteiro. Encher a cartela entre as brincadeiras de quem se responsabiliza a “cantar” os números é um dos jogos favoritos da temporada. Os prêmios oferecidos têm, em sua maioria, caráter simbólico, como um frango assado àqueles que conseguirem completar sua cartela. Mas, para quem é entusiasta de jogar entre amigos de uma maneira mais madura, ou então gostaria de jogar fora da temporada de festas juninas, é possível reunir amigos e torcer por conseguir um prêmio mais ambicioso no https://www.betfair.com/br.

A união das festividades de junho é uma mistura perfeita entre o folclore e a religião católica. Há, também no Piauí, uma festa imperdível, de acordo com o site Qual Viagem: realizada no município de São João do Piauí, é uma parada obrigatória aos amantes de forró.

Ficando atrás somente do Carnaval, o mês de junho é um dos mais animados do ano, enaltecendo a cultura do Nordeste em todo o território nacional. Por acontecer anteriormente às férias de inverno, viajar ao Nordeste com a família para vivenciar as celebrações que acontecem durante o mês inteiro é uma alternativa muito interessante.

Em 2019, as celebrações juninas ganham um toque extra de festa: o Piauí celebra 25 anos de tradição da Cidade Junina, uma iniciativa que ocorre em Teresina. Esse ano, o evento terá um cuidado especial para a comemoração do aniversário e já conta com a programação no site https://www.cidadejunina.com.br/. Onde você vai curtir o seu mês de junho?



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.