Conecte-se conosco

Notícias

Novo celular da Nokia dispensa fios para carregar bateria

Publicado em

A Nokia acaba de anunciar o Lumia 920, primeiro smartphone da marca com o sistema operacional Windows Phone 8, da Microsoft, e suporta carregadores sem fio, que permite que o usuário carregue a bateria do aparelho por meio do contato com uma superfície, sem que ele seja ligado diretamente à tomada. A Nokia anunciou que o produto chegará a alguns países até o final do ano, mas não quais, nem o preço do novo aparelho.

Apesar de a tecnologia de carregadores sem fio já existir há algum tempo, somente o Lumia 920 e o Galaxy S III , recém-lançado pela Samsung, suportam a tecnologia. O carregador sem fio não acompanha o novo smartphone da Nokia, ou seja, o usuário precisará comprar o acessório separadamente.

Os usuários de outros celulares, como o iPhone, podem comprar carregadores compatíveis nos EUA, mas é preciso usar uma capa especial no aparelho para transferir a energia para a bateria.

O novo smartphone chegará ao mercado com processador Snapdragon S4 de 1,5 GHz com dois núcleos, fabricado pela Qualcomm, e possui tela ligeiramente curvada com tamanho de 4,5 polegadas, um pouco maior que a do Lumia 900 .

A câmera tem a tecnologia PureView, que permite tirar fotos com maior qualidade. No entanto, o Lumia 920 fotografa com resolução de 8.7 megapixels, não com 38 megapixels com o 808 PureView , primeiro aparelho com a nova tecnologia.

Lumia 820

A Nokia também anunciou um segundo novo smartphone, o Lumia 820, com tela de 4,3 polegadas, com Windows Phone 8 e que também suporta o novo carregador de bateria sem fio. Contudo, além de comprar o novo carregador, o usuário precisará de uma capa especial para permitir o uso da tecnologia. A câmera possui lentes Carl Zeiss, mas a empresa ainda não revelou a qualidade das fotos tiradas com o aparelho.

Publicidade

A Nokia também não anunciou o preço do Lumia 820, nem quais países serão os primeiros a receber o produto até o final do ano.

Novo Lumia é decisivo para a Nokia

Os novos lançamentos representam a melhor tentativa da Nokia e da Microsoft na tentativa de ganhar uma fatia do mercado de smartphones, atualmente dominado pelos aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, e pelo iPhone. Se os aparelhos não tiverem boa aceitação pelos consumidores, a situação da Nokia pode ficar ainda mais complicada, assim com os planos da Microsoft de se tornar mais relevante no mercado de dispositivos móveis.

De acordo com a Nokia, até o momento 7 milhões de smartphones da linha Lumia (que incluía até agora os aparelhos Lumia 900, Lumia 800, Lumia 710 e Lumia 610) em 54 países. O número não é pequeno, mas é bastante inferior aos resultados obtidos pela Apple com o iPhone, que vendeu 28 milhões de unidades do iPhone somente no primeiro trimestre de 2012.

Os celulares Windows capturaram apenas 3,7% do mercado global de smartphones, segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics. Os modelos com Android têm 68%, enquanto a Apple registra 17%.

Além do alcance, outro problema que a Nokia e a Microsoft enfrentam é que o Windows Phone tem cerca de apenas 100 mil aplicativos compatíveis enquanto Android e iPhone têm cerca de 500 mil. “Os desenvolvedores querem ver mais aparelhos e as pessoas querem comprar apenas quando verem mais aplicativos. Eu diria que vai levar anos, eles estão muito atrás””, disse Sid Parakh, analista do fundo McAdams Wright Ragen, à Reuters, na semana passada.

Publicidade

*Com informações da Reuters.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana