Nível do Rio Longá volta subir em Esperantina

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 20/03/2020 às 14h49
1706
Esperantina: Registro da manhã desta sexta-feira, 20.03.2020

Após recuar em pouco mais de 1 metro e meio do pico de 8,42m nos últimos 7 dias, o nível do Rio Longá voltou a subir desde esta quinta-feira (19) no município de Esperantina. As águas subiram quase 1 metro nas últimas 24 horas.

As fortes chuvas das últimas horas registradas na bacia do rio Parnaíba causaram mais elevação dos rios. De acordo com o boletim emitido na manhã desta sexta-feira, dia 20/03, pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nesta madrugada ocorreu o transbordamento dos rios em Luzilândia (PI) e Teresina (PI), no rio Poti, e há previsão de agravamento da cheia em municípios que estão em situação de inundação.

De acordo com o engenheiro hidrólogo da CPRM, Claudio Damasceno, é preciso a atenção das autoridades quanto as ações de remediação a serem adotadas tendo em vista a persistência do quadro de inundação em Barras, Esperantina e Luzilândia nas próximas horas, da mesma forma na capital do Estado tendo em vista o atingimento da cota de inundação pelo rio Poti.

Rua estava praticamente esvaziada, mas voltou a ficar alagada

AGRAVAMENTO DA CHEIA – Fortes chuvas elevaram o rio Marathaoan em Barras (PI) em 42 cm nas últimas 24 horas e a previsão é alcançar uma lâmina de inundação de 71cm nas próximas 8 h. O rio Longá em Esperantina também apresenta tendência de elevação acentuada nas próximas horas. A cota esperada para às 15h30 é 7,88 m, portanto devendo ficar com uma lamina de inundação de 48 centímetros.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.