Conecte-se conosco

Meteorologia

Meteorologia aponta chuvas abaixo da média e com altas temperaturas em dezembro no Piauí

O El Niño, no Brasil, impacta na seca no Norte e no Nordeste. Já no Piauí, por conta do fenômeno, teremos um impacto no quantitativo de chuvas, no aumento da temperatura e na diminuição da umidade.

Publicado em

(Foto: Lívia Ferreira)

As chuvas de dezembro ficarão abaixo da média no Piauí, segundo a meteorologia. Mas devido o fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e responsável por tornar o ano de 2023 o mais quente da história, as altas temperaturas permanecerão mesmo no período chuvoso no estado.

“Considerando cada mês em separado, dezembro vai ficar abaixo da média. Em janeiro nós vamos começar a ver aquelas chuvas que são mesmo características do período chuvoso e fevereiro a previsão é de normalidade e acima da média esse quantitativo de chuvas”, explicou a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).

Conforme a climatologista, o período chuvoso no estado é caracterizado pelas chuvas de verão, com grandes volumes, alterações ventosas e bastante raios.

No Sul do Piauí, segundo a meteorologia, o período chuvoso já iniciou. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, nesta quinta-feira (23), de chuvas intensas para 20 municípios do extremo e centro sul do estado.

“Estamos entrando na pré-estação, aqui no Centro-Norte, parcela do Sudeste e Norte do estado. Então, para dezembro, entre os dias 7 e 14, tem-se a possibilidade maior da ocorrência de chuvas”, explicou a climatologista Sara.

A profissional também destacou que até o dia 7 terá a prevalência das altas temperaturas. Já as chuvas serão mais localizadas e intensas no Sul do Piauí.

Impactos do El Niño no Piauí

O fenômeno climático El Niño deve durar ao menos até abril de 2024, conforme a última atualização divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (8). Segundo a agência da ONU, o fenômeno se desenvolveu rapidamente em 2023 e pode atingir seu pico no primeiro semestre do próximo ano.

No Piauí esse fenômeno será percebido, de acordo com as previsões da Semarh, de três formas:

  • quantitativo de chuvas;
  • aumento da temperatura;
  • diminuição da umidade.

Conforme as previsões para o Piauí, o fenômeno vai impactar mais intensamente no final do período chuvoso do estado. Mas estará atuante nos meses de dezembro e janeiro.

Com relação às chuvas, as previsões alertam que o impacto será percebido no volume de chuvas, principalmente, no próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro). Por conta do El Niño, os modelos de previsão da Semarh apontam que as chuvas em dezembro serão abaixo da média, em janeiro ficará entre o normal e acima, já fevereiro ficará acima da média.


*As informações são do G1/PI

Publicidade

+ Acessadas da semana