Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Mais de 880 queimadas foram registradas nos Cerrados piauienses

Publicado em

O município de Parnaguá, a 823 quilômetros de Teresina, foi o que mais registrou focos de queimadas entre terça e quarta-feira desta semana. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 468 incêndios entre zero hora do dia 23 e 13h30 do dia 24.

Só nos Cerrados, região onde acontece o maior número de queimadas nesta época do ano, os satélites do Inpe registraram 886 queimadas no período. Segundo o instituto, as queimadas devem prosseguir até a chegada das chuvas, o que deve acontecer até o início de novembro.

Bom Jesus aparece em segundo lugar no monitoramento, com 110 incêndios, seguido de Baixa Grande do Ribeiro, com 72, Uruçuí, com 50, Monte Alegre do Piauí, com 45, Júlio Borges, com 42, Corrente com 41, e Gilbués e Curimatá, com 21 cada. Fora da região dos Cerrados, Pajeú do Piauí, com 29 focos, foi o que mais queimou.

De acordo com o Inpe, os incêndios nem sempre são provocados por queimadas para o preparo da terra. Grande parte resulta de pontas de cigarros e garrafas de vidro jogadas no mato seco que, devido ao forte calor, acabam causando o incêndio.

Pescadores e caçadores também contribuem, através das pequenas fogueiras que fazem nos acampamentos, para o agravamento da situação. Nem sempre as fogueiras são apagadas corretamente e o fogo se propaga.

Com informações do Portal da Clube
Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana