Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Levantamento mostra que número de motos supera o de pessoas habilitadas

Publicado em

O Piauí aparece em uma preocupante lista levantada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), onde o número de veículos de duas rodas é maior que o total de pessoas habilitadas para conduzi-las. A disparidade no Estado chega a mais de 100 mil motos, motonetas ou motocicletas sendo dirigidas por pessoas sem habilitação específica.

Além do Piauí, os outros estados nesta condição são Amazonas, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Minas Gerais. A lista é preocupante porque evidencia que muitos motoristas estão guiando veículos de duas roas sem estarem devidamente habilitados para tal, fazendo assim que os índices de acidentes envolvendo motos aumento. As estatísticas piauienses mostram que quase 60% dos acidentes envolve motociclista.

Só no primeiro semestre deste ano, as blitzen realizadas pelo Dentran, Ciptran e Polícia Rodoviária Federal (PRF) já notificou mais de 600 condutores sem portar a CNH, o que corresponde a uma média de 90 notificações por mês. A pesquisa realizada pela Abraciclo demonstra que o perfil dos motociclistas é o mesmo em todo o país: a maioria é composta por homens (75%), tem idade entre 21 e 35 anos (40%) e usa a motocicleta ou motoneta como alternativa para substituir o transporte coletivo.

Não é atoa que o Piauí se destaque neste levantamento, tendo em vista que na última sexta-feira (21) o IBGE divulgou os Dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), referentes ao ano de 2011, onde o Estado aparece como o terceiro do país com maior percentual de domicílios com motocicletas, 40,4%, perdendo apenas para Rondônia, 45,8%, e Roraima com 46,9%. A frota piauiense de veículos de duas rodas já soma 405.688, mais da metade do total.

Existem no Brasil atualmente 19.291.516 veículos sobre duas rodas, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os centros urbanos de grande concentração demográfica possuem a maior frota circulante.

j292
Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana