Juiz aciona Google e Facebook por propaganda irregular no PI

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 01/10/2012 às 18h06
84

O juiz titular da 63ª zona eleitoral de Teresina, Antônio de Paiva Sales, determinou a retirada de propagandas irregulares veiculadas no Google e Facebook contra os candidatos à prefeitura de Teresina Wellington Dias (PT) e Elmano Férrer (PTB).

De acordo com o magistrado, o escritório do Google Brasil internet Limitada, em São Paulo, foi comunicado, nesta segunda-feira (01), para que retire da internet dois vídeos de 12 minutos e 31 segundos contra o candidato do PTB.

Para a coligação de Elmano Férrer, os vídeos são caluniosos e difamatórios. As peças foram postadas em 27 de setembro de 2012 com título: “Escandol em Teresina: compra de votos para a eleição de Elmano Ferrer”, parte 1 e 2.

“Os vídeos mostram claramente a propaganda ofensiva ao candidato. Por isso peço a retirada imediata dos vídeos”, explicou ao Cidadeverde.com o juiz da 63ª zona Eleitoral. O Google foi notificado às 11h da manhã desta segunda-feira (01) e tem 48 horas para se defender.

O juiz recomenda ainda que site não deixe postarem vídeos com conteúdo similar. “Senão estará sujeito à aplicação de multa no caso reincidência”, alerta.

Caso no Facebook

O chefe do cartório eleitoral da 63ª Zona, Henrique Conde Vieira, esclareceu que há outra ação similar, mas envolvendo o Facebook, contra o candidato Wellington Dias. A coligação petista alega que há ofensas e constrangimentos em uma postagem onde o senador é retratado com uma porca.

“Há uma clara propaganda dissimulada e ofensiva. A imagem já foi retirada e aguardamos que o Facebook apresente defesa em 48horas”, disse Henrique Conde.

Cidade Verde


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.