Jornal Folha de S.Paulo deixa de publicar conteúdo no Facebook

Jornal tem atualmente 5,95 milhões de seguidores no Facebook, e manterá sua página na rede social, mas não mais a atualizará com novas publicações.

58
(Foto: Divulgação/Facebook/Folha)

O jornal Folha de S. Paulo deixa de publicar conteúdo no Facebook a partir desta quinta-feira, após a maior rede social do mundo ter decidido reduzir a visibilidade do jornalismo profissional nas páginas de seus usuários, informou a publicação na edição desta quinta-feira.

A Folha, que tem atualmente 5,95 milhões de seguidores no Facebook, disse que manterá sua página na rede social, mas não mais a atualizará com novas publicações.

A mudança, segundo o jornal, reflete as discussões internas sobre os melhores caminhos para fazer com que o conteúdo do jornal chegue aos seus leitores, que já constava no projeto editorial divulgado no ano passado.

Contudo, a decisão anunciada pelo Facebook em janeiro, de mudar o filtro do News Feed para priorizar o que os amigos e familiares compartilham, tornaram mais evidente as desvantagens em utilizar a rede como um caminho de distribuição de conteúdo, disse a Folha.

A mudança no algoritmo da rede social, segundo o jornal, “reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções, e propagação das “fake news”.

O jornal disse que os leitores poderão continuar compartilhando conteúdo da Folha em suas páginas pessoais da rede social.

(Com informações de Reuters)



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.