Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas intensas em 163 municípios do Piauí

Por: Da Redação
Publicado em 05/11/2020 às 23h12
873
(Foto: Inmet)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos para 163 municípios do Piauí. Desta vez, o aviso meteorológico mudou para a categoria amarela nesta quinta (5) e segue até sexta-feira (6).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Por três dias seguidos, o Inmet emitiu o alerta ‘laranja’ para todo o estado. Segundo o climatologista Werton Costa, a cor varia de acordo com a gravidade do fenômeno e da possibilidade de acontecer.

“A cor indica a gravidade do evento. O amarelo é o mais leve e o vermelho é o mais grave. O alerta amarelo é mais para sinalizar que poderá chover na região e que as pessoas tenham atenção. Mas também, pode não chover. O alerta ‘laranja’ trata-se de uma previsão mais capaz de ocorrer”, disse.

O pesquisador explicou que as chuvas ocorridas entre segunda (2) e quarta-feira (4) foram atípicas. Elas foram provocadas pela chegada das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema episódico de grande impacto que transporta quantidades enormes de água do oceano para o continente.


*Com informações do G1/PI



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.