Inmet emite alerta de chuva intensa com ‘perigo potencial’ no Piauí

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 06/02/2020 às 05h45
426
Piauí está em alerta para chuvas intensas — Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com perigo potencial no início desta quarta-feira (5) e até esta quinta-feira (6). Há uma previsão de até 50 mm de chuva, com ventos de até 60 km/h.

O Inmet alertou para o grau de severidade das chuvas e informou os cuidados que devem ser tomados. Em caso de forte ventos, o instituto orienta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos de torres de transmissão e placas de propagandas; evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada; em caso de ocorrência ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193.

De acordo com o climatologista Werton Costa, o grande acumulado de chuva previsto são resultados de conjuntas ações atmosféricas.

“Essa chuva prevista é resultado da ação conjunta da Zona de Convergência Intertropical, que está atuando com maior intensidade sobre a faixa Norte da Região Nordeste, e de uma ação residual do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAM)”, explicou.


*G1/PI



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.