IBGE reembolsará inscritos em processos seletivos suspensos

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 29/03/2020 às 10h02
194

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai reembolsar no mês de maio as pessoas que haviam se inscrito nos processos seletivos para recenseador e agente censitário. As seleções foram suspensas devido às medidas de isolamento social em prevenção à disseminação do novo coronavírus.

O IBGE informou que as informações cadastrais de cada um dos pagantes será repassada pelo Cebraspe, empresa que organizava os processos seletivos.

Os valores vão ser disponibilizados na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil. A data prevista para o ressarcimento é 18 de maio de 2020.

No município de São Luís, estavam sendo oferecidas 844 vagas para Recenseadores, 103 vagas para Agentes Censitários Supervisores e 15 vagas para Agentes Censitários Municipais, totalizando 962 vagas.

Adiamento do Censo
Estavam planejadas visitas de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil. Além da dificuldade de contatos pessoais dos recenseadores com a população, por causa da epidemia, foi levada em consideração a impossibilidade de treinamento da força de trabalho, que começaria em abril.

O próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista para o período entre 1º de agosto e 31 de outubro daquele ano.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.