Conecte-se conosco

Piauí

Hemopi pede reforço nas doações de sangue para aumentar estoque no feriado

Publicado em

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), no Centro de Teresina, está realizando uma campanha para pedir às pessoas que façam doações de sangue para compor o estoque de bolsas, principalmente dos tipos sanguíneos com fator Rh negativo, durante os feriados prolongados dos dias 12 (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e 19 (Dia do Piauí) de outubro.

Como a grande maioria da população possui sangue com fator Rh positivo, os hemocentros encontram dificuldades para atender às demandas. De acordo com Oberdan Torres, coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, o sangue com fator Rh negativo são considerados os mais raros.

“O estoque de bolsas tem muita rotatividade. Tem dias em que temos um estoque de sangue adequado e, às vezes, alguns tipos ficam em alerta, como agora, que estamos precisando reforçar os sangues do tipo negativo, o O-, o A-, o B- e o AB-“, explicou.

O Hemopi abastece todos os hospitais públicos e algumas unidades privadas do Piauí. Durante os feriados prolongados, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, em consequência o risco de acidentes, também aumenta a demanda por sangue nos serviços de urgência e emergência.

Horário de funcionamento do Hemopi

O Hemopi, em Teresina, funciona de segunda à sexta, das 7h15 às 18h. Nos sábados e feriados, o horário de atendimento é até as 17h (sem pausa para o almoço). As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta, de 7h30 às 18h, exceto feriados.

Quem pode doar sangue?

Para se tornar um doador de sangue é necessário atender alguns pré-requisitos, como ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal),

Outra recomendação importante é que o doador esteja pesando acima de 50 kg. É importante ressaltar, ainda, que o doador precisa ter se alimentado bem e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Documentação necessária

Para doar sangue, basta comparecer à sede do Hemopi e apresentar um documento de identificação com foto emitido por órgão oficial. Confira os documentos permitidos.

– Carteira de Identidade

– Carteira Nacional de Habilitação

– Carteira de Trabalho, Passaporte

– Registro Nacional de Estrangeiro

– Certificado de Reservista

– Carteira Profissional emitida por classe


*Com informações do ODIA

Publicidade

+ Acessadas da semana