Conecte-se conosco

Esperantina - PI

Hemopi busca doadores de medula óssea em Esperantina

Publicado em

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) estará no dia 15 de setembro em Esperantina, em busca de novos doadores voluntários de medula óssea.

O local de cadastro será no colégio José Nogueira de Aguiar, de 8h às 17h. Para se tornar um doador voluntário de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, sendo que o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade.

Segundo o Hemopi, o doador precisa apresentar documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde; não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. Na ocasião, o doador vai preencher uma ficha com dados pessoais e o Hemopi vai coletar uma amostra de sangue para o exame de tipagem HLA.

Estamos em busca de novos doadores e com fenótipos que possam aumentar a diversidade dos cadastros no Redome. Quanto mais diverso for o banco de doadores voluntários, mais chances os pacientes que estão na fila de espera por um transplante tem de encontrar um doador compatível”, explica o supervisor do Redome, Vinício Marques.

Ainda de acordo com o Hemopi, entre 01 de janeiro e 10 de setembro, já foram cadastrados 939 novos doadores de medula óssea no estado. Até dezembro o Hemopi deve percorrer mais cidades do interior do Piauí e continuar com as ações na capital.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 90% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão, seja de doador vivo ou não, ainda é grande.

Publicidade

+ Acessadas da semana