Goodyear lança pneu que enche sozinho

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 24/09/2012 às 15h27
1

Já imaginou nunca mais ter que parar no posto para calibrar os pneus? A Goodyear já. A empresa, que é uma das maiores do ramo de pneumáticos, apresentou no Salão de Hannover (20 a 27 de setembro), na Alemanha, um pneu que enche sozinho. A tecnologia, por enquanto disponível apenas para caminhões, vai muito além da comodidade.

O pneu autoinflável conta com um regulador de pressão interna que verifica se o nível de ar está abaixo do normal. Se houver esvaziamento, uma válvula é aberta permitindo a entrada de ar por um tubo que contorna o interior dos pneus.

O sistema autoinflante, segundo a Goodyear, aumenta a vida do pneu, uma vez que estão sempre girando sob condições de pressão adequada, preservando a banda de rodagem de desgastes típicos da falta de calibração ou de ar em excesso na câmara. A fabricante também explica que o recurso especial também ajuda na redução do consumo de combustível, uma vez que os pneus do veículo estão sempre equilibrados e com a pressão correta.

De acordo com a fabricante, todo processo de enchimento dos pneus é automático e dispensa qualquer intervenção humana ou eletrônica. O pneu inovador, no entanto, ainda não tem data para ser lançado.

iG


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.