Conecte-se conosco

Entretenimento

Ganho de massa muscular em Mulheres

Publicado em

treinar-mulherO treinamento para ganhar massa muscular traz benefícios tanto para os homens quanto para as mulheres, apesar de ser muito mais difícil para as mulheres adquirir massa muscular do que para os homens, visto a sua constituição física, hormonal e seu metabolismo.

O treinamento para ganhar massa muscular é indicado para mulheres de todas as idades, de acordo com a sua capacidade, pois além de melhorar a auto-estima e a independência nos movimentos funcionais, auxiliam na prevenção de doenças como a osteoporose, obesidade e diabetes e também no controle da TPM.

Contudo para as mulheres é mais difícil ganhar massa muscular do que para os homens, pois a força física está relacionada à testosterona, hormônio masculino que tem características androgênicas e anabólicas e que é encontrado na proporção de 10 por 1 para homens e mulheres. Porém mesmo sendo mais difícil não é impossível, e desde que sigam um programa de treinamentos rigoroso, as mulheres podem sim ganhar massa muscular.

A receita para ganhar massa muscular é simples, são exercícios físicos, uma boa alimentação e dedicação. Além do treinamento é necessário associar uma dieta apropriada, rica em calorias e que contemple grupos de proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas, alternando-se períodos de descanso, pois só assim o corpo vai poder construir os músculos.

A dieta tem que repor as energias gastas e atender a nova demanda do organismo, assim o ideal para ganho de massa muscular é uma dieta com no mínimo seis refeições diárias, sendo que em todas elas devem ter porções de proteínas, especialmente na refeição antes dos exercícios e imediatamente depois.

Dieta hipercalórica: Se os treinos serão intensos, a dieta precisa dar conta do recado, paratreinamento que ocorra uma ótima recuperação. Geralmente em épocas de aumento de massa muscular (bulking), utilizamos dietas com mais calorias, para que seu corpo possa ter a energia necessária para as adaptações celulares. Mas não ache que dieta hipercalórica é o mesmo que sair comendo de tudo. Ela precisa ser rica em calorias, mas com uma boa escolha dos nutrientes e dos alimentos.

O sono é vital para a síntese das proteínas e para a hipertrofia. Você só conseguirá aumentar sua massa muscular, se tiver um sono de qualidade. Isso porque enquanto você dorme, diversos hormônios são liberados em sua corrente sanguínea, que irão potencializar a reconstrução muscular e a síntese protéica. Por isso, não perca noites de sono e descanse bastante. E se você não faz isso com a desculpa de ficar masculinizada, saiba que sem a ajuda de esteróides sintéticos, provavelmente você jamais terá um bíceps enorme ou as costas excessivamente largas. Sua genética e estrutura física não irão permitir que isso aconteça.

Publicidade

*Francisca Simone Sousa – Nutricionista Esportiva- Clínica. CRN6- 14715. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Pós graduada em Nutrição Esportiva e Clínica pelo Instituto de Pesquisa Gestão e Saúde – IPGS/ Rio Grande do Sul.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana