Conecte-se conosco

Batalha - PI

Fundação de sindicato é suspensa após membros de outro sindicato invadirem câmara em Batalha

Publicado em

Membros do Sindicato Rural e FETAG

A fundação do SINTRAF (Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar), que estava prevista para acontecer na manhã do último sábado (05.ago), na cidade de Batalha, teve que ser suspensa após membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade e diretores da FETAG-PI, invadirem o prédio da câmara municipal para impedir o evento.

Membros do Sindicato Rural e FETAG

O caso ganhou repercussão negativa no município e dividiu opiniões. A FETAG-PI, assim como o Sindicato Rural de Batalha (STRAAF) seriam contra a criação de outro sindicato no município. Vale ressaltar que Sindicato da Agricultura Familiar (SINTRAF) já existe em Esperantina e em vários outros municípios do estado do Piauí, e é embasada pela Lei 11.326/2006.

Membros do Sindicato Rural e FETAG

A Força Tática da Polícia Militar de Esperantina teve que ser acionada para auxiliar a polícia local, afim de evitar danos ao patrimônio público e ânimos exaltados em Batalha. O portão de entrada do prédio da câmara foi derrubado ao chão por membros da FETAG e Sindicato Rural. Toda ação foi filmada e amplamente divulgada nas redes sociais (veja o vídeo no final do texto).

Fontes ouvidas pela reportagem afirmaram que o Sindicato Rural e FETAG teriam convocado trabalhares rurais da região para se reunirem na câmara e impedir a fundação do outro sindicato.

Veja o vídeo:

Caso queiram enviar nota de exclarecimento ao RevistaAZ, a Câmara Municipal de Batalha, o STRAAF de Batalha, a FETAG-PI, assim como o Fetraf-PI, devem entrar em contato pelo WhatsApp do site: (86) 98107-7924, que o texto será acrescentado nesta matéria, afim de tornar mais claro os fatos ocorridos. (CONFIRA AS NOTAS JÁ ENVIADAS ABAIXO).

Confira a nota do STRAAF de Batalha:

Neste último sábado 05/Agosto, foi uma data marcante para os trabalhadores da agricultura familiar de Batalha, Piauí. Onde a grande maioria de trabalhadores (as), demostraram, União e Resistência, ao combater uma tentativa de fundação de um outro Sindicato no município, com a mesma finalidade. Os trabalhadores (as), Agricultores e Agricultoras Familiares, obedecendo o Edital de Convocação, compareceram em grande massa, cerca de 430 Agricultores (as) Familiares.

Quem convocou, ao mesmo tempo, estava impedindo o acesso dos Trabalhadores (as), ao recinto do Parlamento Municipal (Câmara de vereadores). A casa do Povo, que não poderia de maneira nenhuma impedir o acesso do povo.

Comunicação – Feita no Diário Oficial, Rádios, Sistemas de Comunicação Local, carros de som. Deixando claro, a convocação de todos(as), os trabalhadores (as), para a referida Assembleia. Obedientes, os trabalhadores (as), marcaram presença, para participar do debate, e votar, a favor, contra ou abstinência da proposta.

Na base territorial, já existe um Sindicato, fundado em 1972, denaminado Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, 51 anos fazendo história e contribuindo com o desenvolvimento do município de Batalha.

O Portão, Não foi quebrado, houve uma força de ambos os lados(dentro/fora), acarretando no descarrilamento do mesmo. A grade foi recolocada no local, ao final do evento. Repudiamos veementemente, quem divulga fake News e classifica os Agricultores (as) de vândalos. Chamar os homens e mulheres, nossa juventude rural de vândalos é, no mínimo uma falta de respeito com a classe.

A Câmara de Vereadores é considerada a mais aberta e democrática dos Poderes locais, em face de ser composta por membros das mais variadas ideologias, cabendo-lhe proporcionar condições para que a sociedade a ela recorra na busca de seus direitos. Um vereador, NÃO pode em hipótese nenhuma, impedir o acesso da população às dependências deste poder.

Não existe divisão dos Trabalhadores (as) em Batalha. Quem aposta contra a União vai sempre perder. Aqui os Agricultores e Agricultoras tem que serem respeitados.

Publicidade

+ Acessadas da semana