Fora do G-4, Timão tem 50% de risco de encarar um grande já nas quartas

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 14/04/2013 às 22h45
0

Rei dos empates, Corinthians chega à última rodada do estadual sem a possibilidade de jogar as quartas de final como mandante.

Fora do G-4, Timão tem 50% de risco de encarar um grande já nas quartasA derrota do Corinthians por 2 a 1 para o Linense, neste domingo, custou mais caro do que a equipe imaginava. Com a vitória do Mogi Mirim por 2 a 1 sobre o São Bernardo, o Timão não tem mais chances de entrar no G-4 do Campeonato Paulista. A equipe atravessou as 19 rodadas da competição estadual, de ponta a ponta, sem integrar o “pelotão da frente”, que assegura a vantagem do mando de campo nas quartas de final. Pior: tem 50% de chance de encarar Palmeiras ou Santos, como visitante, já nas quartas de final. Ponte Preta e Mogi Mirim são os outros adversários possíveis.

O tropeço alvinegro em Lins derrubou o Corinthians para a sexta posição do Paulistão. Com 32 pontos, a equipe está a quatro do Santos, que é o quarto colado. Como só falta uma rodada para o fim da primeira fase, nem mesmo uma vitória sobre o Atlético Sorocaba, no próximo domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu, somada a uma combinação de resultados coloca o Timão no G-4 do torneio.

– Essa derrota (para o Linense) teve o peso de nos atrapalhar na busca pelo G-4. Perdemos uma sequência de invencibilidade muito grande – lamentou Tite após a derrota deste domingo. A quinta colocação foi o melhor que os alvinegros atingiram no estadual, em quatro oportunidades (12ª, 15ª, 16ª e 17ª rodadas).

Dessa maneira, o máximo que o Corinthians pode subir é para a quinta posição, atualmente ocupada pelo Palmeiras, com 34 pontos. Independentemente de quem enfrentar nas quartas de final, o Timão jogará fora de casa. Na pior das hipóteses, com uma vitória do Botafogo de Ribeirão Preto (7°) sobre o XV de Piracicaba, a equipe cairia para sétimo. O Penapolense, oitavo, com 28 pontos, disputa uma vaga com o Linense, que tem 27. Nenhum dos dois pode ultrapassar o Corinthians.

A possibilidade de o Timão ter um clássico como visitante já nas quartas de final do Campeonato Paulista é de 50%. É fato que o adversário alvinegro será Palmeiras, Santos, Ponte Preta ou Mogi Mirim. A definição dependerá dos resultados da última rodada. Pela Taça Libertadores da América, a equipe também aguarda o adversário das oitavas, com a possibilidade de encarar o arquirrival Palmeiras.

O técnico Tite havia traçado o G-4 como meta do Corinthians desde o início do torneio. Nas primeiras rodadas, o comandante escalou o Timão com uma formação reserva, devido à volta “atrasada” dos jogadores que disputaram o Mundial de Clubes no Japão. O excesso de empates – foram oito em 18 rodadas, recorde entre todas as equipes do Paulistão – atrapalharam o time.

GloboEsporte


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.