Fim do Orkut leva órfãos do Google para o VKontakte

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 24/07/2014 às 10h49
4

Dias depois do anúncio do fim do Orkut, usuários da rede social do Google encontraram um jeito para não perder completamente suas comunidades e contatos cultivados ao longo dos dez anos do serviço. Alguns brasileiros começaram a criar contas no VKontakte, ou simplesmente VK, uma rede social bastante completa, conhecida também como ‘Facebook russo’ com mais de 260 milhões cadastrados.

A notícia do fim do Orkut fez o VK, que também tem comunidades virtuais, se tornar ainda mais conhecido, o que levou muita gente a testar o serviço. Foi o que aconteceu com a estudante Caroline Fagundes, de 17 anos. A jovem de Rio Verde, Goiás, diz que os elogios publicados por amigos e contatos no Facebook foram decisivos na hora de criar sua conta no VK.

A similaridade com o Orkut também facilitou o uso. “Após poucas horas no VK fiquei bem feliz com o desempenho e me senti bastante familiarizada com a interface”, conta.
O desenhista Tiago Fernandes, de 32 anos, também citou a semelhança com a rede social do Google como fator decisivo na hora de entrar no serviço e criar um perfil. “Aqui [o VK] se assemelha bastante ao Orkut e tem as comunidades”, compara.

Invasão verde e amarela

Os brasileiros já somam mais de 340 mil usuários no serviço que é conhecido como o “Orkut russo” e tem uma interface similar ao famoso site do Google. A chegada brasileiros fez com que o VK aperfeiçoasse a rede com novas funções e melhorasse o sistema de apresentações de comunidades e páginas públicas.

O porta-voz da rede, Georgy Lobushkin, informou ao TechTudo que a equipe de suporte do site passou a contar com funcionários fluentes em português do Brasil.

No VKontakte é possível compartilhar fotos, atualizar status e publicar links. A presença de comunidades é a maior semelhança entre a rede russa e o Orkut. Ela funcionam como grupos com comunidades descentralizadas à la fórum de discussão e também como páginas públicas.

*Com informações do TechTudo


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.