Esperantinenses vão às ruas em recepção a Chico Antônio que retorna ao cargo. Veja!

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 01/07/2011 às 23h19
4

Partidários e simpatizantes o recepcionaram na prefeitura e seguiram em caminhada rumo a câmara municipal onde aconteceu a solenidade de posse

O prefeito afastado Francisco Antonio de Sousa Filho (PT), reassumiu os trabalhos da prefeitura municipal de Esperantina na tarde desta sexta-feira, 01 de Julho por volta das 17:00hs na prefeitura municipal, conforme liminar com decisão concedida pela Ministra Nancy Andrighi na tarde de quinta-feira (30/06), em ação cautelar, reconduzindo Chico Antonio ao cargo de prefeito de Esperantina.

Dezenas de partidários do Partido dos Trabalhadores (PT) e simpatizantes lotaram as imediações da prefeitura municipal, onde recepcionaram Chico Antonio e seguiram em caminhada até a Câmara Municipal Vereador José Sales Dias, onde o ex-prefeito foi novamente reconduzido ao cargo, pelo ex-prefeito interino Jânio Ferreira de Aguiar (PSB) em solenidade prestigiada por várias pessoas. Na oportunidade, o presidente interino da Câmara municipal, o vereador Tote Aristide que entregou oficialmente a presidência da câmara ao vereador Jânio Aguiar.

Entre as demais autoridades do município, como secretários, vereadores e policiais, estiveram marcando presença na solenidade em apoio ao prefeito Chico Antônio, foi o ex-prefeito Amaro Melo da vizinha cidade de Batalha, que esteve no evento acompanhado do seu vice, Adão Araújo e o atual prefeito da cidade de São João do Arraial, Francisco Lima.

Amaro Melo E Lima

Usando a tribuna, Amaro Melo e Francisco Lima, citaram frases de apoio ao prefeito Chico Antonio, onde relacionaram a instabilidade de um município quando um prefeito é afastado do cargo e que é determinado uma nova eleição suplementar, com ênfase nas decisões dadas pelo TRE-PI e recentemente em ação cautelar, o TSE.

Chico Antônio em discurso, agradeceu a presença dos amigos, dos partidários e as autoridades presentes no evento. Chico Antonio “ditou” todo o processo que resultou sua cassação e informou que não houve provas suficientes que o retirasse do cargo de prefeito definitivamente: “Vou continuar meu trabalho com o povo, onde 8.331 pessoas de Esperantina, filhos e eleitores da terra que confiou a mim e a professora Soraia, nós temos consciência que esse povo que nos elegeu e esse povo que nos tem acompanhados, elegeu para que pudéssemos dar conta da administração durante 4 anos e é com essa intenção, com esse trabalho e com essa disposição que nós começamos o mandato e vamos continuar até o fim trabalhando prefeitos que propomos no no começo da administração” ressalta, o prefeito reconduzido ao cargo.

Chico Antônio foi cassado em 28 de fevereiro de 2011, sob acusação de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder político e econômico, nas eleições de 2008. Enquanto isso, a administração da Prefeitura de Esperantina permanecia sob o comando do presidente da Câmara de Vereadores, Jânio Ferreira, que foi empossado como prefeito interino.

Segundo informações, o Piauí é o segundo estado com maior número de prefeitos cassados, só perde para o estado de Minas Gerais que tem mais de 800 município, proporcionalmente, o Piauí é o Estado que mais cassou prefeito.

Veja a cobertura completa em fotos (clique para ampliar)

[nggallery id=10]



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.