Enchente do Rio Parnaíba deixa famílias desabrigadas em Luzilândia

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 25/03/2020 às 19h03
478

Subiu nesta quarta-feira (25) para 44 o número de famílias retiradas de suas casas pela Defesa Municipal de Luzilândia por conta do aumento do nível do Rio Parnaíba, que se aproxima dos 5 metros. Até ontem (23), eram 40 famílias e o rio tinha subido um total de 4,4 metros.

Deste número, 29 famílias foram desalojadas e encaminhadas para casas de parentes e 15 famílias estão desabrigadas em locais ofertados pela Prefeitura de Luzilândia. O total de pessoas desalojadas e desabrigadas já chega a 160.

Segundo a Prefeitura Municipal de Luzilândia, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta à Defesa Civil Municipal para um novo aumento fluvial do Parnaíba nos próximos dias, por consequência da abertura das comportas da Barragem de Boa Esperança. A recomendação é para que as famílias de áreas de riscos procurem a sede da Guarda Municipal para programar as saídas com segurança e antecedência de suas residências e não sejam surpreendidas pelo aumento do nível do rio.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Luzilândia, nos abrigos as famílias estão recebendo visitas de assistentes sociais e psicólogos, para o acompanhamento das pessoas que foram desabrigadas, além de receberem também cestas básicas para sua alimentação.

As retiradas de famílias das áreas de risco são realizadas por uma Força Tarefa compostas por equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, voluntários e membros da prefeitura.


*Publicado originalmente no GP1



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.