Em Esperantina, Prefeitura e Hospital Júlio Hartman promovem testagem rápida de Covid-19

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 18/05/2020 às 17h09
1215

O Mercado Público Municipal de Esperantina foi o primeiro espaço a receber a blitz de testes rápidos para identificação de casos de Covid-19 em Esperantina. A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) e trata-se de uma estratégia adotada pela Prefeitura, em parceria com o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, para reforço às ações de enfrentamento à pandemia no município. Cerca de 100 testes rápidos foram realizados.

No local, os feirantes e comerciantes passaram, primeiramente, por avaliação médica, seguida do teste gratuito para Covid-19. A abordagem da blitz foi feita também com pessoas que costumam frequentar o local, sem aviso prévio à população. Os cidadãos tiveram a temperatura aferida através de um aparelho em formato de pistola e o exame realizado, in loco, a partir da amostra de sangue do paciente.

Na ocasião, são preenchidos os dados pessoais em uma ficha, incluindo o número do celular. O resultado será encaminhado até quarta-feira (20) por meio do número informado no cadastro. Se der positivo para Covid-19, o cidadão será orientado a fazer o isolamento e fará a contraprova. Toda a família também será verificada.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, acompanhou de perto a ação. A gestora se disse satisfeita com a receptividade da população presente na primeira operação. “Seguindo todos os cuidados e orientações de saúde, disponibilizamos uma tenda para os profissionais da saúde fizessem o atendimento. O nosso objetivo é ampliar o acesso dos testes rápidos à população e promover a conscientização sobre os métodos de prevenção da Covid-19. Essa é mais uma medida que a Prefeitura está tomando. Aquela pessoa que testar positivo deverá se conscientizar e se colocar em isolamento. Com isso, o risco de contaminação de outras pessoas será muito menor. Foi muito satisfatório e vamos continuar fazendo esse tipo de ação”, afirma a gestora.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, os profissionais da saúde receberam um treinamento para realizar a ação. Além disso, a Prefeitura garantiu todos os equipamentos de proteção individual, no intuito de evitar possível transmissão da Covid-19.

“Com a ampliação das testagens, os casos suspeitos e confirmados devem aumentar, mas é importante ter a informação mais próxima da realidade. É importante reafirmar também que quanto maior for o nosso compromisso com a prevenção, melhor para todos. Nossos profissionais da saúde estão preparados para o atendimento”, comenta.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.