Eleitores têm até 6 de maio para procurar cartório e regularizar situação eleitoral

Por: Da Redação
Publicado em 07/02/2020 às 21h21
264

Prazo final para a regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral é 6 de maio e assim o eleitor poder votar nas eleições municipais deste ano que acontecerão em outubro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a partir do dia 7 de maio o Cadastro Eleitoral ficará fechado até o término do pleito. Nesse período nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor, com exceção da emissão da segunda via do título.

A regularização possibilitará que a Justiça Eleitoral tenha um retrato do eleitorado apto a participar do processo democrático. Diversos serviços podem ser solicitados diretamente nos cartórios eleitorais, sem a necessidade de intermediação de terceiros. São eles: emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão dos dados e cadastramento biométrico, entre outros.

Todos esses serviços são gratuitos. Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório para pedir a mudança de domicílio eleitoral e regularizar sua situação, estando apto a exercer o direito de voto.

É possível verificar a regularidade do título acessando o Portal do TSE. Basta clicar em Serviços ao Eleitor e, depois, em Situação Eleitoral. As informações necessárias são nome completo e data de nascimento.


Com informações do TSE



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.