Conecte-se conosco

Astronomia

Eclipse Anular do Sol no Piauí: veja o horário e como observar o eclipse em segurança

Publicado em

Neste sábado (14.out), o Piauí, o Brasil e as Américas serão brindados com um espetáculo celestial de tirar o fôlego: o Eclipse Anular do Sol. Este fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Assim, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, criando um “anel de fogo” no céu. O Brasil será um dos privilegiados a testemunhar esse evento, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.

HORÁRIO NO PIAUÍ

Segundo o Observatório Nacional, a faixa central da penumbra passará por todo o Piauí, porém Oeiras, Valença do Piauí, Picos e Fronteiras serão os grandes destaques. Em Teresina, o fenômeno está previsto para iniciar às 15h18, com o seu máximo às 16h41. Em Picos, começará por volta das 16h41, atingindo o máximo às 16h43, e finalizará às 16h46.

Como observar o eclipse em segurança

Não se deve olhar diretamente para o sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.

Existem duas formas de se observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela feita sem o uso de projeções e pode ser realizada com o uso de um instrumento especialmente adaptado para esse fim. O ideal é usar filtros para a observação. Entretanto, é importante o uso de filtros adequados e a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (ISO 12312-2).

É ainda mais importante ressaltar que observar o sol com algum instrumento óptico como binóculos ou telescópios só é permitido sob orientação de astrônomos experientes, que saberão quais filtros corretos utilizar. Portanto, não utilize nenhum instrumento para a observação que não tenha sido preparado por profissionais.

Publicidade

+ Acessadas da semana