Conecte-se conosco

Teresina - PI

Donos de autoescolas fazem protesto no Piauí e questionam novas regras do Detran

Publicado em

Donos de autoescola fizeram uma manifestação em frente ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), nesta terça-feira (22.ago), em protesto contra novas regras que o departamento tem determinado para os exames de 1ª habilitação. Segundo os manifestantes, cerca de 50 empresas participaram do protesto.

(Foto: Mayrla Torres)

O Detran se manifestou sobre a baliza eletrônica, porém informou que não tinha conhecimento das outras reivindicações. (Veja nota ao final da reportagem).

De acordo com Djacira Vieira, proprietária de uma autoescola, alguns pontos que estão sendo implantados são “irregulares”.

“A atividade-fim do Detran é a fiscalização, não delegar a outra pessoa ou outro meio. A fiscalização é exatamente o que ela tem que fazer”, argumentou Djacira.

Outro ponto apontado pelas autoescolas é o aluguel de carros pelo órgão para realizar as balizas dos alunos no momento da prova prática. As empresas alegam possuir veículos que devem ser utilizados nas provas pelos alunos.

“Como um aluno que fez 20 aulas ou mais em um veículo e quando chegar o dia vai fazer a prova em um veículo com a marcha ré diferente, para fazer a baliza? Isso não é legal”, questionou.

Além desses pontos, as autoescolas também reclamam:

  • Taxa de R$ 250 para reteste, quando a taxa na tabela do Detran é de R$ 80;
  • Cor branca obrigatória para os carros de autoescola;
  • Câmeras nas salas das autoescolas para que o Detran possa fiscalizar. “Não vamos onerar a habilitação para o Detran nos fiscalizar, eles que têm que fazer isso”, disse a dona da autoescola;
  • Sistemas, tanto de digital como das provas, fora do ar constantemente.

Nota do Detran

A implementação da baliza eletrônica visa proporcionar maior eficiência e transparência aos exames práticos realizados em todo o Estado. Em resposta a demanda da população por mais transparência, o Detran está investindo na tecnologia para desafogar mais de 10 mil exames práticos que estão reprimidos no sistema para aquisição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A proposta é zerar a fila de espera até o início do ano de 2024, com o objetivo de respaldar os interesses do piauiense, principalmente por transparência no processo. Desta forma, o Detran atende aos usuários e qualifica o processo de formação de condutores de veículos no Piauí.

Sobre as outras demandas, ele disse que a direção ficou ciente, mas não vai tratar agora. Até quinta-feira podemos divulgar alguma resposta sobre.


*As informações são do G1/PI

Publicidade

+ Acessadas da semana