Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Defesa Civil emite alerta de alagamento para Esperantina

Publicado em

Barragem do Bezerro (Foto: Benonias Cardoso)

A Defesa Civil do Estado do Piauí emitiu um alerta em quatro cidades após o escoamento da barragem do Bezerro, na cidade de José de Freitas. Os prefeitos de Barras, Esperantina, Batalha e Cabeceira do Piauí foram comunicados para retirarem famílias das áreas ribeirinhas, devido ao risco eminente de alagamentos.

A barragem continua sendo monitorada e recebendo obras para que se possa evitar o seu rompimento. Além de barrar o vazamento e evacuar a população ribeirinha, o escoamento da água para municípios vizinhos também é uma medida que está sendo providenciada pelos órgãos responsáveis. A consequência deste trabalho é que o nível das águas já baixou 8 cm.

O Rio Marataoan e o Rio Longá que recebeu grande volume de água nas últimas horas, devido a vazão da barragem. Segundo o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, as famílias devem ser retiradas rapidamente de suas casas, no entanto, muitas se negam a sair. Nestes casos, o Exército e o Corpo de Bombeiros tentam conscientizar os moradores dos riscos.

O município de Luzilândia também está em alerta. Com as últimas chuvas, o Rio Parnaíba aumentou o volume, ficando em situação de risco. Vitorino afirma que a situação no município está sobre controle, mas exige cautela, pois um de seus afluentes é o Rio Poti, que está com a vazão de água considerável. Nisso, foi-se necessário acionar as comportas da barragem de Boa Esperança para controlar a situação.

Segundo o diretor do Idepi, Geraldo Magela, na manhã de hoje (9) o nível da água da barragem baixou 8cm. “A expectativa é de que esse nível diminua ainda mais. Ressaltamos que o problema foi no filtro da barragem. Como sangrou e encheu repentinamente, a pressão da água foi forte e ocasionou o vazamento. O que estamos fazendo desde ontem é para abaixar o nível do sangradouro com a finalidade de diminuir o volume de água e estancar o vazamento”, esclareceu o gestor.

Publicidade
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

+ Acessadas da semana